Colheita do café impulsiona geração de empregos no mês no Espírito Santo

O setor agropecuário teve saldo de empregos positivo no mês de maio. Foram 7.138 novas vagas de empregos formais, o que corresponde a 52,5% dos empregos gerados entre todas as atividades econômicas: Agropecuária (+7.138), Indústria Geral (+1.362), Construção (+850), Comércio (+1.484) e Serviços (+2.759).

O saldo acumulado nos cinco primeiros meses de 2023 é de +29.169 empregos formais no conjunto dos setores, e a agropecuária corresponde a  31,3% desses postos de trabalho (9.139 empregos de janeiro a maio de 2023). Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED), e analisados pela Gerência de Dados e Análises da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (GDN/SEAG).

Anúncio

“Houve um crescimento de 24% na geração de empregos na agropecuária no mês de maio ante abril, onde haviam 5.764 postos de trabalho. Se considerarmos os negócios associados à produção agropecuária, tais como agroindústrias, logística e serviços aplicados ao agronegócio, o número ultrapassa imensamente o montante de sete mil empregos”, afirma Enio Bergoli, secretário de Estado da Agricultura.

Anúncio

Esse saldo atual dos postos de trabalho na agropecuária foi impulsionado principalmente pela colheita de café que está a todo vapor nesse período do ano. Os empregos relacionados ao cultivo de café correspondem por 73% dos postos de trabalhos gerados nesse setor, ou seja, 5.194 empregos somente no mês de maio.

Em nível municipal, as cinco cidades que mais geraram empregos formais na agropecuária em maio foram: Sooretama (+1.720), Jaguaré (+1.072), Linhares
(+927), Vila Valério (+825) São Mateus (+688). Juntas, essas cinco cidades correspondem a 73,3% dos empregos formais da agropecuária do Estado.

“Um destaque importante para os municípios de Sooretama e Linhares que juntos, somaram mais de 2.700 empregos na agropecuária. Linhares é uma das cidades mais importantes do Brasil em termos de consolidação de todos os elos que compõem as cadeias produtivas do agronegócio nacional”, complementa Bergoli.

Fonte: Seag

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Nater Coop anuncia investimento de 8 milhões em novas estruturas de armazém de café no ES

Foto: Divulgação O volume de movimentação chegará a aproximadamente 75 mil sacas por ...

Agronegócio bate recorde de exportações em abril, com US$ 15,24 bilhões

O resultado correspondeu a 49,3% das exportações totais do Brasil Com valor recorde, ...

Sicoob inova experiência com cashback no Super App 

O Sicoob lançou a nova funcionalidade de cashback no Super App. Através do ...

Exportação de café em abril rende a maior receita da história registrada em um mês

Foto: Julio Huber O Brasil exportou 4,222 milhões de sacas de 60 kg ...

Socol pode se tornar patrimônio cultural no Espírito Santo

Foto: Gabriel Lordelo/Divulgação O socol, produto embutido exclusivo de Venda Nova do Imigrante, ...