Com exportação recorde de algodão, Conab estima mercado aquecido em 2021

As exportações de algodão superaram as 500 mil toneladas no primeiro bimestre deste ano. O resultado é recorde para a cultura. O bom desempenho é impulsionado pelo início da recuperação econômica mundial, principalmente da China. A análise está no documento AgroConab, um novo produto que passa a ser divulgado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a partir desta terça-feira (6).

A quantidade exportada chega a ser 6% superior ao volume embarcado no mesmo período de 2020. Já a receita com as vendas ao exterior nestes dois primeiros meses totalizou US$ 802,76 milhões, aumento de 7%. Se comparado apenas o mês de fevereiro de 2021 com fevereiro de 2020, a elevação no faturamento chega a 40%. A tendência de demanda aquecida no mercado externo deve ser mantida ao longo do ano.

“A estimativa é que o mundo importe, na safra 2020/21, cerca de 25,5 milhões de toneladas, volume 12,8% superior ao período 2019/20. Com isso, as cotações do algodão seguem altas e, no Brasil, atingem patamares nominais recordes”, ressalta o gerente de Alimentos Básicos e Culturas Perenes da Conab, Bruno Nogueira.

De acordo com a análise divulgada, no mercado interno o panorama ainda é de incerteza. “As cotações devem se manter em patamares elevados e proporcionar boa rentabilidade em 2021 aos produtores. Fica a preocupação de como será o processo de repasse da alta dos custos para o consumidor final de têxteis no mercado interno, principalmente no cenário atual de agravamento da pandemia. Assim, o consumo doméstico de pluma poderá ser menor do que o esperado para o ano de 2021”, reforça o gerente.

DEMAIS PRODUTOS – Além da avaliação do mercado da fibra, o novo documento publicado traz um balanço mensal das principais culturas e grãos com informações sobre preços internos e externos, quadro de oferta e demanda e perspectivas de curto e médio prazo para as culturas de arroz, feijão, milho, soja e trigo.

O AgroConab fornece, também, informações detalhadas da balança comercial, importante ferramenta para acompanhar o abastecimento do mercado interno. A análise será publicada mensalmente no site da Companhia. Acesse a íntegra.

Fonte: Conab

Últimas notícias

Nova instrução normativa de bem-estar animal nas granjas brasileiras é tema de evento on-line

A nova instrução normativa (IN 113/2020) que visa as adequações de manejo e ...

Líbia prepara primeira exposição focada em cafés

Evento reunirá produtores, vendedores, representantes de marcas nacionais e regionais, além dos amantes ...

Jerônimo Monteiro realiza primeira Mostra de Café Especial

O município de Jerônimo Monteiro vai realizar a 1ª Mostra de Café Especial. ...

Tradição familiar no agronegócio em evidência na Praça do Papa

A tradição familiar marca o agronegócio capixaba, que, segundo dados do Governo do ...

Ação de fiscalização do Mapa apreende 173 mil litros de bebidas com indícios de fraude

Uma ação de fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) resultou ...