Como a iniciativa de um padre deu origem à maior cooperativa de café conilon do Brasil

A atuação dos padres, normalmente, está ligada à esfera da vida religiosa. Porém, alguns vão além e se destacam por iniciativas que transformam a vida das comunidades. É o caso do padre Simão Civalero, um dos fundadores da Cooabriel, a maior cooperativa de café conilon do Brasil, localizada em São Gabriel da Palha (ES).

A cooperativa foi fundada em 1963, com o incentivo do padre, então pároco municipal que, na década de 50, já promovia reuniões e cursos de cooperativismo, como forma de buscar soluções para os desafios enfrentados pelos produtores da região.

Anúncio

O religioso atuou como presidente de 1963 a 1965. Nos anos seguintes, a presidência foi assumida por outro padre, José Simionato, de 1965 a 1967. A iniciativa dos religiosos, somada à dos produtores da região, rendeu muitos frutos. Em 2003, durante as comemorações de 40 anos da cooperativa, o padre Simão contou como tudo começou.

Anúncio

O padre Simão foi um dos fundadores da Cooabriel, que atualmente possui mais de 7.5 mil cooperados

“Notei que a parte mais fraca da população, que eram os meeiros e pequenos proprietários de café, precisavam vender os grãos assim que colhiam. Isso acontecia porque eles já comprometiam grande parte da produção em contas nas mercearias, por exemplo. Isso impedia que eles esperassem o café atingir um preço melhor. Conversei com o bispo e a ideia era incentivar os produtores a armazenar o café por pelo menos seis meses, até que atingisse um preço melhor”, disse.

A ideia deu certo e a cooperativa saltou de 38 cooperados para mais de 7.500 mil (número alcançado em 2023). Atualmente, 60 anos após sua fundação, a Cooabriel está ranqueada como a 20ª maior empresa do Espírito Santo, de acordo com o Ranking IEL-Findes–edição 2022. Conquistas que foram alcançadas através de trabalho, de dedicação ao café conilon e, claro, de fé.

Texto: Marcele Falqueto/Cooabriel

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Estudo procura ferramentas para ajudar cafeicultores do ES no combate à ferrugem

Foto: Acervo da Pesquisa Uma pesquisa da Ufes está criando um sistema para ...

Dois novos cursos de doutorado aprovados na Ufes em Alegre e Maruípe

A Capes aprovou dois novos cursos de doutorado na Ufes, um em Nutrição ...

Exportações do agro do Espírito Santo crescem 83% no primeiro semestre de 2024

Foto: Freepik Nos primeiros cinco meses de 2024, o agronegócio do Espírito Santo ...

Casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção são descartados no Rio Grande do Sul

Foto: Freepik Três casos suspeitos de doença de Newcastle (DNC) foram descartados após ...

Feira de Agronegócios Cooabriel tem projeção milionária de negócios

Foto: Cooabriel A Feira de Agronegócios da Cooabriel, realizada pela cooperativa e considerada ...