Comprovação da vacinação contra febre aftosa vai até sexta-feira (10)

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) reforça a obrigatoriedade de os produtores comprovarem ao órgão o procedimento de vacinação contra febre aftosa e também de atualização cadastral do rebanho adulto. O prazo termina nesta sexta-feira (10) e, até agora, foi informada a imunização em cerca 81% das propriedades e de 88% dos animais envolvidos nesta primeira etapa, que contempla bovinos e bubalinos com até dois anos de idade. 

A comprovação, neste momento, pode ser feita por e-mail ou nos escritórios do Idaf. O produtor deve apresentar documentos pessoais, o formulário “Declaração de Vacinação contra Febre Aftosa e Atualização do Rebanho”, que recebeu na compra da vacina, além da nota fiscal do produto. Também deve informar nascimentos e mortes ocorridos desde a última atualização cadastral.

Caso não tenha mais o formulário ou não tenha recebido no ato da compra da vacina, poderá baixar no site do Idaf e imprimir. A lista de e-mails para onde podem ser direcionadas as comprovações está disponível em: https://idaf.es.gov.br/relacao-de-municipios-e-e-mails.

REBANHO NÃO IMUNIZADO – Os produtores que não vacinaram o rebanho, devem buscar, com urgência, regularizar a situação. Além de ficarem impedidos de movimentar esses animais, a irregularidade pode colocar em risco o planejamento do Estado para o próximo ano de retirada da vacinação.

Para vacinar após a campanha, o produtor deve procurar o Idaf para obter autorização específica para o procedimento. As lojas agropecuárias só podem comercializar a vacina fora da campanha, com a prévia autorização do Idaf.

As informações completas sobre o procedimento de comprovação podem ser consultadas em: https://idaf.es.gov.br/campanha-de-vacinacao-contra-febre-aftosa.

Fonte: Idaf-ES

Últimas notícias

Lançamento da Ruraltures será nesta quinta-feira (07) em Venda Nova do Imigrante

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau promoverá, amanhã ...

Sistema Cantareira opera em estado de alerta

Os últimos dias acenderam um alerta para o nível dos reservatórios que abastecem ...

Jovens agricultores participam de curso sobre formação de lideranças

Um dos pilares da Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos Produtores e ...

Revista Negócio Rural vence prêmio de jornalismo de Pernambuco

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as ...

Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do ...