Conab alerta para risco de geada nas lavouras a partir de hoje (28)

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) atualizou, ontem (27), as informações referentes ao monitoramento de geadas nas principais regiões produtoras de milho, trigo, café e cana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no documento divulgado, há risco de geada nesta quarta e quinta-feira (28 e 29) nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Em São Paulo e no Paraná, o risco é de geada moderada e forte, que poderá atingir lavouras de milho 2ª safra em enchimento de grãos e de trigo em floração. O Inmet ainda aponta que também há registro de novos eventos de geada no Mato Grosso do Sul, podendo afetar as lavouras de milho 2ª safra em enchimento de grãos e de trigo em floração, mas de forma pontual. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, as lavouras de trigo estão em estádios menos suscetíveis aos danos causados por geadas.

Anúncio

AVALIAÇÃO DAS CULTURAS – Em relação ao milho 2ª safra, a Conab avalia que deve haver redução da produção em função da restrição hídrica e da geada nas lavouras em estádios de floração e enchimento de grãos no Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Anúncio

Para o trigo, a expectativa também é de que haja diminuição devido à restrição hídrica em Goiás e da geada nas lavouras em estádios mais avançados em Mato Grosso do Sul, São Paulo e oeste do Paraná. Nos demais estados, as condições são favoráveis.

A produção do café está sendo avaliada e espera-se redução em função da restrição hídrica. Não há, no entanto, expectativa de impacto significativo da geada na safra corrente, que está com mais de 60% da área colhida sob condições favoráveis.

No caso da cana-de-açúcar, houve queima das folhas de parte dos canaviais do centro-sul do país, acentuando as perdas já causadas pelo estresse hídrico. As unidades de produção sucroalcooleiras estão adiantando as operações de colheita para estimular a rebrota dos canaviais e minimizar as perdas da produção.

Os dados completos estão na nova edição do Monitoramento de Geada – Safra 2020/21, que pode ser acessado no site da Conab. Mais informações também estarão nos Boletins de Safra e no Boletim de Monitoramento Agrícola da Conab.

Fonte: Conab

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Afinal, bacalhau é peixe ou não é?

Tipos, dessalga e receitas: aprenda sobre o preparo do bacalhau na cozinha, além ...

Desfiadeiras falam sobre a época mais agitada do ano na Ilha das Caieiras

Fotos: Bárbara Bueno Sá Esta é, sem dúvidas, a época com uma das ...

Alunos do Ifes participam de aula técnica sobre CAR e PRA-ES no Idaf

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) participaram, nesta ...

Senar lança aplicativo para levar conhecimento aos produtores

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural lançou, na quarta (27), o aplicativo “Senar ...

Sistema OCB apresenta propostas para o Plano Safra 2024/25

Ministro Carlos Fávaro defende o cooperativismo como meio para o desenvolvimento nacional A ...