Conab aponta possível impacto negativo das chuvas em menor volume

O mais recente Boletim de Monitoramento Agrícola da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que foi publicado hoje (24), aponta que as chuvas durante a primeira quinzena de novembro foram irregulares e mal distribuídas na maior parte da região Centro-Sul do país, e causaram impactos no desenvolvimento das lavouras.

O monitoramento realizado pela estatal visa avaliar as condições atuais das lavouras em decorrência dos fatores agronômicos e eventos climáticos recentes, a fim de auxiliar na estimativa da produtividade.

De acordo com o estudo, na região Sul, o baixo volume de precipitações favoreceu o avanço da maturação e a colheita do trigo nos três estados. No entanto, tem afetado a evolução da semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de verão.

Já no Centro-Oeste, os gráficos de evolução do Índice de Vegetação (IV), que demonstram o comportamento das lavouras, apontam um atraso na semeadura dos cultivos de verão. As curvas de evolução do Índice da safra atual estão abaixo da média histórica e da safra passada. Nesta região, somente o estado de Goiás recebeu volumes significativos de chuvas, o que também ocorreu com Minas Gerais, na região Sudeste.

Na região do Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o volume encontra-se próximo ou acima da média, com maiores volumes de chuva do que o Centro-Sul do país. Confira aqui o Boletim de Monitoramento dos Cultivos de Inverno e Verão Novembro/2020.

Fonte: Conab

Últimas notícias

Definidas condições para liberação de linha de crédito para cafeicultores atingidos por geadas

O Voto será submetido ao Conselho Monetário Nacional, para em seguida disponibilizar essa ...

Congresso das Mulheres do Agronegócio terá debate sobre “Bioeconomia” e a relação entre o progresso econômico e o meio-ambiente

Mesa-redonda reunirá representantes de diferentes elos da cadeia produtiva para discutir os melhores ...

Exportações do agronegócio batem recorde para setembro, com US$ 10,1 bilhões

O complexo soja e as carnes foram destaques nas exportações do mês, registrando ...

Lançadas as primeiras variedades de batata coloridas do Brasil

Chegam ao mercado nacional as primeiras variedades de batata coloridas desenvolvidas no Brasil ...

Cooperativa lança plataforma com o maior acervo digital do agro

A Cooperativa de Produtores Rurais (Coopercitrus) coloca no ar hoje (15), a maior ...