Conab aponta que chuva favoreceu o desenvolvimento do milho segunda safra

As precipitações ocorridas no início de março favoreceram o desenvolvimento do milho segunda safra em praticamente todo o país. É o que informa o mais recente Boletim de Monitoramento Agrícola disponibilizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O estudo aponta também que a falta de chuvas em Santa Catarina (oeste) e no Rio Grande do Sul consolidaram a quebra de produtividade do milho primeira safra e da soja nesses estados. Já as anomalias negativas do índice de vegetação, observadas especialmente em Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e no Paraná, refletem o atraso no desenvolvimento do milho segunda safra em relação à safra anterior, em função do atraso no plantio.

A qualidade e assertividade nas informações do Boletim ganham ainda mais destaque nesse período de enfrentamento ao novo coronavírus, quando as pesquisas de safra serão realizadas com o auxílio de ferramentas de trabalho remoto. O monitoramento é realizado a partir de imagens de satélite, mas é potencializado graças à expertise histórica da Conab na coleta de dados em campo.

A cada 16 dias, os técnicos acompanham o desempenho dos cultivos para traçar um retrato fiel das condições das lavouras com a análise das informações. Além disso, os satélites também fornecem dados meteorológicos, fundamentais para a verificação dos impactos no desenvolvimento da cultura.

Fonte: Conab

Últimas notícias

Cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivos para mulheres

Registro de ação do projeto “Mulheres do Cacau” com produtoras rurais As mulheres estão ...

Mapa destrói 58 mil garrafas de azeite de oliva fraudado

Foi a maior apreensão já realizada pelo Ministério da Agricultura no país desde ...

Campanha pretende estimula consumo do produto no país

Tema foi debatido durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite ...

Conab afirma que clima prejudica oferta de hortaliças e frutas no país

Quem procura preços baixos no atacado terá que aguardar mais um pouco até ...

Congresso Brasil-Alemanha de Inovação acolhe também o tema de sustentabilidade

Um dos eventos mais tradicionais do ecossistema brasileiro de inovação e o maior ...