Conab atualiza ferramenta de pesquisa dos preços diários do mercado de hortifrutis

Desde a última quarta-feira (20), ficou mais fácil realizar a pesquisa de dados atualizados do mercado de hortifrutis no portal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No item “Consulta Preços Diários” foi disponibilizada uma nova ferramenta elaborada pela estatal, que conta com uma interface moderna, mais prática e intuitiva. Um dos pontos fortes do novo formato é a visualização do conteúdo, disposto de forma leve para a leitura.

Outra mudança está relacionada à pesquisa de preços médios, que poderá ser realizada no item “Consulta: Oferta, Preços e Origens”. Com isso, a ferramenta disponibiliza dois cubos de informações com bancos de dados distintos: um corresponde à média simples das cotações diárias realizadas pelos mercados atacadistas, dentro do período selecionado pelo usuário; o outro traz os dados do Sistema de Informações dos Mercados de Abastecimento do Brasil (Simab), cuja média de preços é ponderada pela quantidade comercializada das diferentes variedades do produto.

A partir destas duas plataformas, a Conab também desenvolve as análises do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), com o acompanhamento de preços, mercado, consulta de séries históricas, identificação de regiões produtoras, entre outros estudos técnicos.

Essas informações contribuem para o desenvolvimento e a modernização do setor hortigranjeiro nacional, proporcionam maior interação entre os diversos agentes governamentais envolvidos e os integrantes da cadeia de produção e de distribuição, além de buscar a melhoria e a ampliação das funções dos mercados atacadistas. De acordo com o calendário de divulgação da Conab, a primeira edição do Boletim Hortigranjeiro deste ano será anunciada amanhã (26).

Fonte: Conab

Últimas notícias

Incaper lança revista sobre Indicações Geográficas e Certificação na Agropecuária Capixaba

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou a ...

Açúcar: demanda fraca pressiona cotação do cristal

Os preços do açúcar cristal recuaram no mercado paulista, enquanto as negociações estiveram ...

Brasil bate recorde histórico em exportação de frutas em 2021

A demanda internacional aquecida, o clima favorável para a produtividade, a qualidade dos ...

Café solúvel quebra de recordes em 2021 e exporta para 98 países

Em mais um ano marcado pelo agravamento da pandemia mundial da Covid-19, que ...

Produtores rurais afetados pela alta temperatura e estiagem recebem orientação em SP

A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) está ...