Conab atualiza ferramenta de pesquisa dos preços diários do mercado de hortifrutis

Desde a última quarta-feira (20), ficou mais fácil realizar a pesquisa de dados atualizados do mercado de hortifrutis no portal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No item “Consulta Preços Diários” foi disponibilizada uma nova ferramenta elaborada pela estatal, que conta com uma interface moderna, mais prática e intuitiva. Um dos pontos fortes do novo formato é a visualização do conteúdo, disposto de forma leve para a leitura.

Outra mudança está relacionada à pesquisa de preços médios, que poderá ser realizada no item “Consulta: Oferta, Preços e Origens”. Com isso, a ferramenta disponibiliza dois cubos de informações com bancos de dados distintos: um corresponde à média simples das cotações diárias realizadas pelos mercados atacadistas, dentro do período selecionado pelo usuário; o outro traz os dados do Sistema de Informações dos Mercados de Abastecimento do Brasil (Simab), cuja média de preços é ponderada pela quantidade comercializada das diferentes variedades do produto.

A partir destas duas plataformas, a Conab também desenvolve as análises do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), com o acompanhamento de preços, mercado, consulta de séries históricas, identificação de regiões produtoras, entre outros estudos técnicos.

Essas informações contribuem para o desenvolvimento e a modernização do setor hortigranjeiro nacional, proporcionam maior interação entre os diversos agentes governamentais envolvidos e os integrantes da cadeia de produção e de distribuição, além de buscar a melhoria e a ampliação das funções dos mercados atacadistas. De acordo com o calendário de divulgação da Conab, a primeira edição do Boletim Hortigranjeiro deste ano será anunciada amanhã (26).

Fonte: Conab

Últimas notícias

Nova instrução normativa de bem-estar animal nas granjas brasileiras é tema de evento on-line

A nova instrução normativa (IN 113/2020) que visa as adequações de manejo e ...

Líbia prepara primeira exposição focada em cafés

Evento reunirá produtores, vendedores, representantes de marcas nacionais e regionais, além dos amantes ...

Jerônimo Monteiro realiza primeira Mostra de Café Especial

O município de Jerônimo Monteiro vai realizar a 1ª Mostra de Café Especial. ...

Tradição familiar no agronegócio em evidência na Praça do Papa

A tradição familiar marca o agronegócio capixaba, que, segundo dados do Governo do ...

Ação de fiscalização do Mapa apreende 173 mil litros de bebidas com indícios de fraude

Uma ação de fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) resultou ...