Conab coleta dados em usinas de cana-de-açúcar para levantamentos de safra

Foto: Julio Huber

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam pesquisa junto às indústrias sucroalcooleiras para coletar dados da safra de cana-de-açúcar em todo o país. O período de levantamento ocorre desde o dia 10 de março e segue até o próximo sábado (23). As informações serão utilizadas no 4° Levantamento de 2023/24 e no 1° Levantamento da safra 2024/2025.

Anúncio

O trabalho será feito pelos técnicos diretamente em campo nos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. Em outros estados, a pesquisa será por meio remoto, como no Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins.

Anúncio

Cerca de 150 usinas serão visitadas presencialmente em mais de 200 municípios do país. Em cada unidade da federação é estabelecido um roteiro específico. No caso de São Paulo, por exemplo, uma das equipes começou os trabalhos pela região produtora de Campinas, seguindo para os municípios paulistas de São Manuel, Lençóis Paulista, Ibaté, Bariri, Nova Europa, São José do Rio Preto, Valparaíso, Guararapes, Clementina, Avanhandava, Guaiçara, Lins e Fernandópolis. No Rio de Janeiro, os técnicos da Companhia estarão em campo para realizar pesquisa nas usinas em operação nos municípios de Campos dos Goytacazes e Cabo Frio.

Além dos dados tradicionais, como produção, produtividade e área cultivada, a pesquisa contempla informações sobre a produção de açúcar total recuperável (ATR), açúcar e etanol, bem como os sistemas de colheita, precipitações ocorridas, calendário de colheita, capacidade industrial, esmagamento, subprodutos, produção de bagaço e funcionamento, produção de energia elétrica. Adicionalmente, o levantamento engloba a produção de etanol derivado do milho, que já apresenta um expressivo e crescente volume de produção.

Os números do 4º Levantamento da Safra 2023/2024 de Cana-de-Açúcar em todo o país serão divulgados no dia 18 de abril. Já o anúncio do 1º Levantamento da Safra 2024/2025 ocorrerá no dia 25 de abril.

Fonte: Conab

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Campeonato Brasileiro de Blends de Café será realizado no São Paulo Coffee Festival

Foto: Freepik A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) realizará a etapa ...

Equipes coletam dados para nova pesquisa da Conab da safra brasileira de grãos

Foto: iStock Farmer handful of harvested corn kernels from the heap loaded into ...

Comidas típicas da festa junina contam com 36% de impostos no preço final

Foto: Julio Huber A chegada das festas juninas costuma ser motivo de alegria ...

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...