Conab compra mais de 21 mil quilos de alimentos da agricultura familiar

Mais de 31 mil pessoas em situação de vulnerabilidade nutricional foram atendidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Compra com Doação Simultânea (PAA-CDS), no Espírito Santo.

No total, 21.699 quilos de alimentos produzidos pela agricultura familiar foram distribuídos em 12 cidades capixabas. A doação foi feita a partir da compra dos produtos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em uma ação com o Programa Mesa Brasil Sesc e entidades da agricultura familiar do estado.

Produzidos por 34 famílias de agricultores familiares capixabas, os alimentos foram destinados a moradores atendidos pela rede socioassistencial dos municípios de Alfredo Chaves, Aracruz, Cariacica, Fundão, Guarapari, Ibiraçu, Iconha, Marechal Floriano, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Produtores do município de Santa Maria de Jetibá entregaram cerca de 11,73 mil quilos de alimentos ao PAA-CDS. O projeto firmado entre a Conab e a Associação dos Agricultores Familiares de Rio Taquara atende 66 entidades sociais cadastradas no programa, contemplando 14.904 pessoas em nove municípios.

Já em Aracruz (ES), duas entidades da agricultura familiar forneceram os hortifrútis, a Associação dos Produtores Rurais de Mata Limpa e a Associação dos Produtores Rurais de Cachoeiro do Riacho. Os agricultores de Mata Limpa entregaram cerca de 2 mil quilos de produtos, destinados a 5.334 pessoas em sete municípios. Já os produtores de Cachoeiro do Riacho forneceram aproximadamente 8 mil quilos de alimentos que atenderam 11.125 pessoas em 11 municípios.

O PAA-CDS visa apoiar a agricultura familiar por meio da aquisição da produção, além de atender pessoas em risco nutricional. Os alimentos adquiridos são destinados a entidades socioassistenciais e de segurança alimentar, bem como a redes públicas de ensino e saúde. Neste ano, o Ministério da Cidadania destinou R$ 220 milhões ao PAA-CDS, para  ações emergenciais de segurança alimentar devido à pandemia do coronavírus.

Fonte: Conab

Últimas notícias

Senar abre cursos técnicos sobre agronegócio e fruticultura

Termina no próximo dia 27 as inscrições para cursos técnicos de agronegócio e ...

Pêssegos com tecnologia da Embrapa ganham mercados no Hemisfério Norte

Há duas safras, produtores brasileiros de pêssego têm aproveitado um intervalo de produção ...

Safra de café em 2021 poderá ter redução de até 30,5%, segundo Conab

Foto: Julio Huber Julio Huber A safra de café no Brasil para 2021 ...

Produção de queijos é a segunda maior em agroindústrias do Espírito Santo

A produção de queijos está entre as modalidades mais lucrativas para a agricultura ...

Cooperativa cria moeda digital para troca de café por mercadorias

Empresa adotou o Dynamics para o gerenciamento do Coffee Coin, bem como para ...