Conab e Inpe concluem trabalho inédito de mapeamento da soja

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Novas ferramentas, utilizando a geotecnologia, contribuem para aperfeiçoar as estimativas de safra do milho e da soja, commodities que são cada vez mais destaques nos mercados de exportação nacional.

De olho nessa dinâmica, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), concluiu um plano para  realizar o mapeamento desses grãos nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e Pará.

A partir deste mês, até março de 2021, os técnicos da Companhia estarão em campo nas principais regiões produtoras desses estados para coletar informações dos cultivos, como registro e localização geográfica, identificação das culturas, fases do desenvolvimento, entre outros, a fim de validar o mapeamento prévio realizado por imagens de satélite.

O objetivo é fazer, inicialmente, o mapeamento da soja nessas regiões, mas a ideia é avançar para outras localidades produtoras do Brasil. A previsão da Conab é que, a partir de maio, já sejam produzidos os primeiros resultados da estimativa de área e o mapeamento, informações que acreditam contribuir muito para o aprimoramento dos estudos de estimativas de área e conhecer a localização geográfica da produção da leguminosa nesses estados.

Fonte: Conab

Últimas notícias

Definidas condições para liberação de linha de crédito para cafeicultores atingidos por geadas

O Voto será submetido ao Conselho Monetário Nacional, para em seguida disponibilizar essa ...

Congresso das Mulheres do Agronegócio terá debate sobre “Bioeconomia” e a relação entre o progresso econômico e o meio-ambiente

Mesa-redonda reunirá representantes de diferentes elos da cadeia produtiva para discutir os melhores ...

Exportações do agronegócio batem recorde para setembro, com US$ 10,1 bilhões

O complexo soja e as carnes foram destaques nas exportações do mês, registrando ...

Lançadas as primeiras variedades de batata coloridas do Brasil

Chegam ao mercado nacional as primeiras variedades de batata coloridas desenvolvidas no Brasil ...

Cooperativa lança plataforma com o maior acervo digital do agro

A Cooperativa de Produtores Rurais (Coopercitrus) coloca no ar hoje (15), a maior ...