Conab lança aplicativo que auxilia produtores a calcular descontos de armazenagem

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) lançou, nesta terça-feira (1º), um novo aplicativo para celular voltado ao setor armazenista: o Descontos de Armazenagem. O app promete auxiliar os produtores rurais do país a calcular e identificar previamente custos importantes para uma melhor negociação da tarifa a ser paga aos armazéns contratados na guarda de seus produtos.

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado a partir da Play Store. Inicialmente, é direcionado para smartphones com sistema Android, mas já há planos de disponibilizar em breve a versão para IOS. Resultado de uma parceria da Conab com o Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem (Centreinar), o app foi desenvolvido de forma colaborativa para auxiliar no cálculo dos descontos durante o armazenamento de grãos/cereais, já considerando o grau de impureza, umidade e quebra técnica.

Continua após o anúncio

“Essa entrega aos produtores que utilizam a armazenagem, de um aplicativo que mostre de forma simples e direta o desconto obtido pela quebra do seu produto durante a estocagem, certamente vai ampliar a capacidade de negociação dos preços pelos serviços que eles recebem”, garante o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro. “A disponibilização desta ferramenta faz parte, inclusive, de um importante propósito na missão da Companhia, que é o de prover inteligência agropecuária.”

O aplicativo foi idealizado para fornecer os resultados necessários para o melhor entendimento do usuário, que, inclusive, poderá escolher se os resultados do cálculo serão apresentados em toneladas, percentual, ou até em reais. Isso é necessário porque o produto proveniente da área de cultivo, normalmente, apresenta teores de impureza e umidade superiores aos recomendados para comercialização, armazenagem ou processamento.

A ideia da criação do app surgiu da vontade da Conab de fornecer um suporte maior ao mercado de armazenagem e proporcionar ampla transparência ao setor. “Os clientes de armazéns, em especial os produtores rurais, apresentavam constantes dúvidas sobre a metodologia dos descontos cobrados pelas empresas privadas”, explica o superintendente de Armazenagem da Conab, Stelito Reis. “Agora,  com o App, eles podem determinar esse quantitativo de forma fácil, rápida e segura.”

A amplitude de atuação do app também foi destacada pelo diretor de Operações e Abastecimento da Companhia, José Trabulo Júnior. “Um ponto positivo do aplicativo é que ele possibilita uma transparência de informações que pode auxiliar tanto os grandes produtores quanto os pequenos”, ressalta. “Aqueles que têm menos acesso à informação acabam prejudicados na negociação. E essa capacidade de seleção motiva tanto o aumento da procura quanto a especialização da oferta, uma vez que a concorrência pode gerar mais desenvolvimento para o setor armazenista.”

Baixe aqui o aplicativo pela Play Store.

Últimas notícias

Confirmada: 11ª Feira de Negócios Coocafé será presencial

Um dos principais eventos realizados para o cooperado Coocafé é a Feira de ...

Alunos aprendem, na prática, como vacinar o rebanho

Mais uma ação do projeto “Vai pra Roça” foi realizada em São Gabriel ...

Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Uma novidade foi lançada pela Companhia Nacional de Abastecimento  (Conab) para os pecuaristas ...

Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz, participará da Feira de Agronegócios da Cooabriel

Indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021, o ex-ministro e professor Alysson ...

Prazo para vacinar animais de 0 a 2 anos contra febre aftosa está acabando

A vacinação de bovinos e bubalinos acontece até o dia 31 de maio ...