Conab lança piloto de sistema offline para envio de notas fiscais dos produtos extrativos

Foto: Freepik

Os extrativistas brasileiros terão uma nova forma para requerer a subvenção dos produtos extrativos comercializados por meio da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPMBio). A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) lança, nesta quinta-feira (27), o SociobioNet, um projeto-piloto de sistema offline para o envio das notas fiscais que comprovam a venda do produto abaixo do preço mínimo estabelecido pelo Governo Federal.

Anúncio

Além das notas, os extrativistas também poderão preencher a solicitação da subvenção de produtos da sociobiodiversidade e encaminhar todos os documentos diretamente para análise da Conab. A iniciativa visa trazer mais agilidade e transparência à execução das operações e aumentar a segurança na aplicação dos recursos públicos.

Anúncio

“Os benefícios serão obtidos tanto pelo extrativista, que terá um retorno mais rápido da operação e redução de custos com o envio direto dos documentos para a Conab, eliminando a necessidade de pagamento de taxas de uso dos Correios, quanto pela Companhia, que otimizará o processo de análise dos documentos, aumentando a celeridade e a segurança das informações, possibilitando maior êxito na execução da política no país”, avalia Bruno Nogueira, gerente de Produtos da Sociobiodiversidade da Companhia.

Para os extrativistas utilizarem o SociobioNet será preciso instalar o sistema em um computador. “O SociobioNet é intuitivo e leve e consome recursos mínimos. Isso permite que possa ser usado em um computador simples ao qual já tenha acesso, não sendo preciso investir em alta tecnologia”, analisa o superintendente de Tecnologia da Informação da Conab, Marcelo Faustino.

Para utilizar o sistema não é preciso fazer autenticação, ou seja, o login. Os dados pessoais serão fornecidos durante o preenchimento do formulário. Vale destacar que, após realizado o download do sistema, o fornecimento dos dados e a inserção de notas poderão ser realizados de maneira offline. No entanto, a transmissão desses documentos para a Companhia requer conexão com a Internet.

A PGPMBio oferece uma subvenção a produtos extrativos quando é comprovada a venda no mercado por um valor inferior ao preço mínimo estipulado pelo governo federal. A política pode ser acessada tanto de forma individual ou por meio de associações e cooperativas. Mas para isso é preciso ter o registro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes (Sican) da Conab, além da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF).

Caso o acesso seja realizado por representante legal, é necessário encaminhar a procuração. Já as associações ou cooperativas precisam enviar os documentos da entidade, como ata de reunião, extrato do CNPJ, entre outros.

Atualmente, a Política contempla 17 produtos da sociobiodiversidade: açaí, andiroba, babaçu, baru, borracha natural, buriti, cacau, castanha do brasil, juçara, macaúba, mangaba, murumuru, pequi, piaçava, pinhão, umbu e pirarucu de manejo. A iniciativa visa o fortalecimento e o desenvolvimento socioeconômico dos povos e comunidades tradicionais, a permanência do homem na floresta e a garantia de renda, além de conservação, preservação e uso sustentável dos recursos naturais.

Fonte: Conab

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Nomes de peso serão os painelistas do Meeting Festuris

Foto: Divulgação O escritor Fabrício Carpinejar vai falar sobre “Inteligência natural: A potência ...

Nova frente fria intensifica chuva nos próximos dias no Sudeste

Foto: Julio Huber Após um extenso período de calor intenso e clima seco, ...

Vídeo mostra estudantes empurrando ônibus escolar atolado no interior do Espírito Santo

Estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) tiveram que empurrar um ônibus ...

Seminário da Fruticultura na Bahia terá dois dias de programação

Já começou a contagem regressiva para a primeira edição do Seminário da Fruticultura ...

Família Zandonade transforma café de qualidade em experiência para o consumidor

Diretamente das Montanhas Capixabas, para a mesa de famílias de todo o Brasil, ...