Conab prevê realizar série de encontros para atualizar de custos de produção

Desde ontem (30), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) passou a realizar uma série de reuniões para atualizar as informações utilizadas na elaboração dos custos de produção das culturas. Os encontros devem acontecer até julho de forma virtual, como forma de salvaguardar a saúde da equipe de técnicos, parceiros e informantes envolvidos na atividade, em virtude da pandemia.

O encontro busca verificar os dados relativos à cadeia da cevada no município paranaense de Ponta Grossa. A expectativa é realizar reuniões, pela plataforma Google Meet, também com representantes das cadeias de trigo, soja e feijão de Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais.

Na oportunidade serão realizados painéis técnicos com a participação dos agentes que compõem a cadeia produtiva das culturas envolvidas. Durante a reunião, serão levantados os coeficientes técnicos e custos de fertilizantes, defensivos, mão de obra, máquinas, entre outros. Essas informações auxiliam na definição dos parâmetros, atividades e insumos modais utilizados para estabelecer os custos de produção relativos aos produtos.

O custo de produção agrícola é uma ferramenta de controle e gerenciamento das atividades produtivas, que gera informações para auxiliar nas tomadas de decisões pelos produtores rurais e na formulação de estratégias pelo setor público e privado. Calculado pela Companhia, este dado também é utilizado pelo governo federal como um dos principais parâmetros na elaboração dos preços mínimos, no cálculo dos valores de garantia utilizados como referência para o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), e como referência para os cálculos na obtenção de crédito por meio do Financiamento para Estocagem de Produtos Agropecuários (FEE).

Fonte: Conab

Últimas notícias

Tradição familiar no agronegócio em evidência na Praça do Papa

A tradição familiar marca o agronegócio capixaba, que, segundo dados do Governo do ...

Ação de fiscalização do Mapa apreende 173 mil litros de bebidas com indícios de fraude

Uma ação de fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) resultou ...

Mapa reforça vigilância após ocorrências de Peste Suína Africana na República Dominicana

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que está acompanhando e ...

Cooperação alemã investe U$ 2 milhões em projeto de apoio ao Comércio Justo na América Latina e Caribe

Mais de 84 mil produtores(as) da região da América Latina e do Caribe ...

Agricultura familiar recebe investimentos no Espírito Santo

Para comemorar a Semana da Agricultura Familiar, o Governo do Estado anunciou um ...