Conab prevê realizar série de encontros para atualizar de custos de produção

Desde ontem (30), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) passou a realizar uma série de reuniões para atualizar as informações utilizadas na elaboração dos custos de produção das culturas. Os encontros devem acontecer até julho de forma virtual, como forma de salvaguardar a saúde da equipe de técnicos, parceiros e informantes envolvidos na atividade, em virtude da pandemia.

O encontro busca verificar os dados relativos à cadeia da cevada no município paranaense de Ponta Grossa. A expectativa é realizar reuniões, pela plataforma Google Meet, também com representantes das cadeias de trigo, soja e feijão de Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais.

Anúncio

Na oportunidade serão realizados painéis técnicos com a participação dos agentes que compõem a cadeia produtiva das culturas envolvidas. Durante a reunião, serão levantados os coeficientes técnicos e custos de fertilizantes, defensivos, mão de obra, máquinas, entre outros. Essas informações auxiliam na definição dos parâmetros, atividades e insumos modais utilizados para estabelecer os custos de produção relativos aos produtos.

Anúncio

O custo de produção agrícola é uma ferramenta de controle e gerenciamento das atividades produtivas, que gera informações para auxiliar nas tomadas de decisões pelos produtores rurais e na formulação de estratégias pelo setor público e privado. Calculado pela Companhia, este dado também é utilizado pelo governo federal como um dos principais parâmetros na elaboração dos preços mínimos, no cálculo dos valores de garantia utilizados como referência para o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), e como referência para os cálculos na obtenção de crédito por meio do Financiamento para Estocagem de Produtos Agropecuários (FEE).

Fonte: Conab

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival gastronômico celebra cultura capixaba com o Fest Torta em Vitória

Neste sábado (20) e domingo (21), no bairro Jesus de Nazareth, em Vitória, ...

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Foto: Hélio Filho/Secom Em um passo histórico rumo à sustentabilidade, o Espírito Santo ...

Valor bruto da produção ultrapassa R$ 1,14 trilhão em março

Soja, milho, Cana-de-açúcar, café e laranja foram responsáveis por 52% do valor total ...

Nater Coop premia startups em Programa de Inovação Aberta

Foto: Bruno Faustino Ao longo de 2023, a cooperativa impulsionou a inovação lançando ...

ES firma acordo para ampliar alcance de frutas e especiarias capixabas no mercado internacional

As frutas e especiarias produzidas no Espírito Santo ganharão ainda mais reconhecimento internacional, ...