CONCAFÉ premia vencedora com trator

Concurso é promovido pelo Governo de Rondônia

Rondônia é responsável por 97% de todo o café produzido na Amazônia, é o 5º maior produtor de café do país e o 2° da variedade canéfora (conilon). O café produzido em Rondônia é denominado “Robusta Amazônico”.

Buscando reconhecer o talento e esforço do produtor rondoniense, o Governo de Estado realiza o CONCAFÉ. “O objetivo do concurso é premiar e promover os cafés robustas amazônicos de qualidade, produzidos com sustentabilidade”, disse o governador Marcos Rocha, destacando que, neste ano, a premiação recebeu 214 inscrições.

Anúncio

“Esta é uma ação do para divulgar o café rondoniense e contribuir com a agregação de valor ao produto. Na última safra, em 2019, por exemplo, o Estado ficou em 2° e 5° lugares das categorias que disputou no concurso nacional Coffee of The Year, organizado pela Semana Internacional do Café em Belo Horizonte (MG), finalizou Rocha. 

A primeira colocada do 5º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia, que aconteceu no último dia 6 de novembro, em Cacoal / RO , recebeu um trator Compacto modelo R65 com cabine original de fábrica da LS Tractor. O trator foi entregue para a cafeicultora Luciana Franklin que foi a vencedora do grande prêmio na categoria Qualidade de Bebida.

Anúncio

O prêmio ao vencedor foi oferecido pela concessionária LS Tractor, a Maquiparts, de Vilhena/RO, em parceria com a LS Mtron Brasil e a operadora do Consórcio Nacional LS Tractor.

O secretário de agricultura do Estado, Evandro Padovani disse que o Estado de Rondônia deve produzir 2,3 milhões de sacas de café na safra 2020, segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estatísticas que o classifica entre os três maiores produtores de café da espécie Coffea canephora (conilon e robusta), próximo dos estados do Espírito Santo e Bahia, os primeiros colocados.

“O Brasil é o maior produtor, exportador e segundo maior mercado consumidor de café no mundo, possuímos uma cafeicultura plural e diversificada, com muitos aromas e sabores originados em lavouras das espécies arábica e canéfora (Conilon e Robusta), cultivadas de norte a sul do país, e a LS Tractor chegou ao Brasil com o desafio de se tornar o mais importante fornecedor de tratores para este mercado, destaca o gerente de marketing e produto da LS Tractor, Astor Kilpp.

Fonte: AGROPRESS Marketing & Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...

Exportações de café do Brasil somam 36,9 milhões de sacas com queda em volume e alta em receita

Foto: Freepik As exportações de café do Brasil totalizaram 36,868 milhões de sacas ...

Produção animal cresce no Espírito Santo com alta no abate de aves e bovinos em 2025

A produção animal no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no terceiro trimestre de ...