Conceição do Castelo realiza 14º Concurso de Qualidade do Café Arábica e Conilon

Nesta sexta-feira (02), acontece a cerimônia do 14º Concurso de Qualidade do Café Arábica e Conilon de Conceição do Castelo, realizado pela equipe de extensionistas do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município e parceiros locais. O evento será realizado na Área de Lazer Celso Oliveira, localizada no Centro da cidade.

As premiações serão concedidas aos produtores que obtiverem as melhores pontuações. Haverá prêmios em dinheiro para os cinco melhores cafés arábica e os cinco melhores cafés conilon. Para isso, a avaliação das amostras de café do concurso é feita no Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (Cecafes), localizado na fazenda experimental do Incaper de Venda Nova do Imigrante.

Anúncio

O gestor técnico das amostras e extensionista do Incaper, Douglas Gonzaga de Souza, explicou que o método utilizado é o cupping. “Para quem não conhece, é uma avaliação sensorial padronizada que consiste na degustação da bebida por profissionais treinados, conhecidos como Q-graders’, que classificam o café em diversas etapas, registrando anotações em planilhas, sobre os diferentes aspectos do produto, tais como a cor da torra, a fragrância, o aroma da bebida e a finalização, que é o sabor que fica na boca”, informou.

Anúncio

Em seguida, são registradas as características relacionadas à acidez, textura, doçura, entre outros sabores ou defeitos que podem ser encontradas nos cafés. Ao final da avaliação, os Q-graders atribuem uma nota que varia de 60 a 100 pontos.

“Nessa edição do concurso teremos uma disputa acirrada, o que demonstra a melhoria expressiva da qualidade dos cafés no município, que é resultado de muitos anos de trabalho. Esperamos as melhores pontuações já obtidas nesses 14 anos que o evento ocorre”, afirmou Souza.

“Esse concurso tem sido um forte impulsionador da melhoria dos cafés produzidos em  Conceição do Castelo, agregando valor e destaque no mercado. A cerimônia de entrega da premiação é um momento de confraternização, em que autoridades municipais estão sempre presentes, especialmente em reconhecimento ao trabalho dos produtores. Além disso, é um momento de troca de experiências entre os produtores, com a realização das palestras técnicas e negociações”, reforçou o assistente de gestão do escritório local do Incaper, André Angelo Bellon.

Cafés conilon e arábica em Conceição do Castelo

O município tem geografia e microclima propícios para a produção de ambas as espécies de café. Por exemplo, a comunidade de Montevideo tem clima quente e altitudes na casa dos 400-500 metros, destacando-se a produção do café conilon. Já a comunidade de Mata-Fria apresenta clima mais fresco e altitude acima dos 1.000 metros, destacando-se a produção do café arábica.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, em Conceição do Castelo, a área destinada à colheita do café arábica ultrapassou 2.430 hectares e produziu 4.380 toneladas, enquanto o café conilon ultrapassou 1.624 hectares e produziu 3.623 toneladas.

“A produtividade e a excelência na produção de cafés de qualidade têm sido ampliadas a cada ano, por meio da renovação de lavouras, da visão empreendedora dos produtores e no apoio técnico prestado por nós”, disse o coordenador do escritório local do Incaper, Cléber Cássio Ferreira.

A cerimônia do concurso de qualidade do café arábica e conilon é restrita aos participantes do concurso e familiares. Entretanto, qualquer produtor e/ou produtora do município pode procurar a Secretaria de Agricultura local e inscrever seu café para participar do concurso que ocorre anualmente, durante os meses de agosto e setembro.

Fonte: Incaper

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival gastronômico celebra cultura capixaba com o Fest Torta em Vitória

Neste sábado (20) e domingo (21), no bairro Jesus de Nazareth, em Vitória, ...

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Foto: Hélio Filho/Secom Em um passo histórico rumo à sustentabilidade, o Espírito Santo ...

Valor bruto da produção ultrapassa R$ 1,14 trilhão em março

Soja, milho, Cana-de-açúcar, café e laranja foram responsáveis por 52% do valor total ...

Nater Coop premia startups em Programa de Inovação Aberta

Foto: Bruno Faustino Ao longo de 2023, a cooperativa impulsionou a inovação lançando ...

ES firma acordo para ampliar alcance de frutas e especiarias capixabas no mercado internacional

As frutas e especiarias produzidas no Espírito Santo ganharão ainda mais reconhecimento internacional, ...