Concurso do Espumante Brasileiro terá 520 amostras produzidas de 102 vinícolas de seis estados
Foto: Freepik

Os melhores espumantes brasileiros serão conhecidos na próxima semana, em um evento que será realizado entre os dias 24 e 26, em Garibaldi (RS), considerada a Capital Brasileira do Espumante. Os 54 profissionais que escolherão as melhores bebidas, entre eles enólogos, sommeliers, jornalistas e escritores, já foram definidos e estarão divididos em sete júris.
Anúncio
O 14º Concurso do Espumante Brasileiro é o único dedicado exclusivamente ao espumante nacional e é realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Ao todo, 520 amostras serão analisadas nas manhãs dos dias 24 e 25. Esse é o maior número da história do concurso, reunindo rótulos de diferentes regiões produtoras: Goiás, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Cada júri terá a missão de avaliar cerca de 36 espumantes por dia. As degustações acontecerão no Plaza Boulevard Convention Vale dos Vinhedos, onde também será realizado o Jantar de Premiação, no dia 26.
De acordo com o presidente da ABE, o enólogo Mário Lucas Ieggli, o evento reafirma a riqueza e a crescente excelência dos espumantes brasileiros, ganhando força como um espaço de referência para produtores, estudiosos e entusiastas. “Mais do que uma simples ampliação de números, o que vemos é um engajamento cada vez maior das vinícolas com a proposta de valorizar o espumante nacional. A ABE tem conseguido mobilizar o setor em torno da promoção dessa bebida que hoje é motivo de orgulho”, afirma.
Anúncio
As degustações seguirão o rigor científico da análise às cegas, conduzidas por um corpo de jurados especializados. As diretrizes são guiadas pelas regras da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).
O concurso reúne e avalia espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas e que são regularmente comercializados pelas empresas participantes. Os rótulos são inscritos em duas categorias, sendo elas: segunda fermentação (Charmat/Tradicional) e primeira fermentação (Moscatéis Espumantes). Uma das atrações é o Prêmio Destaque Sabre de Ouro, concedido ao espumante que se sobressair entre os que conquistarem Medalha de Ouro e melhores medianas, a partir de uma degustação de preferência realizada pelo júri.
JANTAR DE PREMIAÇÃO – O grande momento do Concurso do Espumante Brasileiro será o Jantar de Premiação, marcado para o dia 26 de setembro, no Plaza Boulevard Convention Vale dos Vinhedos, em Garibaldi. Na ocasião, serão revelados os rótulos vencedores desta edição histórica, que já entra para a memória do setor pelo número recorde de inscrições.
O Concurso do Espumante Brasileiro tem como propósito reconhecer e valorizar a qualidade dos espumantes elaborados no Brasil, estimulando a inovação e fortalecendo a imagem do produto tanto no mercado interno quanto no cenário internacional. Além das tradicionais medalhas, os rótulos premiados poderão ostentar selos oficiais fornecidos pela ABE, agregando valor e visibilidade diante dos consumidores.
PAINEL DE DEGUSTADORES
- Adalberto Bortolini
- Adriano Miolo
- Anderson Buffon
- Anderson Schmitz
- André Donatti
- André Mendes
- Átila Zavarize
- Bob Junior
- Bruna Ferreira
- Bruno Cidade Neves
- Bruno Motter
- Caroline Dani
- Cedenir Fortunatti
- Cláudia A. Stefenon
- Daiani S. De Aguiar
- Daniel Dalla Valle
- Daniel De Paris
- Éder Caldart
- Flávia Maia
- Franco Francescatto
- Gabriel Carissimi
- Irineo Dall’Agnol
- Ismar Pasini
- João Valduga
- Jorge Cattani
- Juciane Casagrande
- Jurandir Nosini
- Laércio Spadari
- Leandro Santini
- Leocir Bottega
- Lourenço Peixoto
- Lucia Porto
- Magnos Basso
- Maicol Zanella
- Marco Salton
- Marcos Carlesso
- Maria Amélia D. Flores
- Morgana Cesca
- Philippe Mével
- Sérgio Chesini
- Sergio Marques
- Stêvão Clós Limana
- Tiago Bergonzi
- Tufi Neder Meyer
- Ubirajara Filho
- Vanderlei Gazzi
- Willian Vaccaro
- André Gasperin – Presidente de Júri
- Carlos Abarzúa – Presidente de Júri
- Fernanda Spinelli – Presidente de Júri
- Gilberto Pedrucci – Presidente de Júri
- Marcos Vian – Presidente de Júri
- Michel Zignani – Presidente de Júri
- Ricardo Morari – Presidente de Júri
Fonte: Conceitocom
Anúncio
Anúncio