Congresso Brasil-Alemanha de Inovação acolhe também o tema de sustentabilidade

Um dos eventos mais tradicionais do ecossistema brasileiro de inovação e o maior evento de inovação entre Brasil e Alemanha, o Congresso Brasil-Alemanha de Inovação acolhe, a partir desse ano, também o tema de sustentabilidade, passando a se chamar Congresso Brasil-Alemanha de Inovação e Sustentabilidade (CBAIS).

Nos dias 23 e 24 de setembro, o evento da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) reunirá em uma plataforma digital um time de peso de especialistas para discutir as principais tendências que estão transformando a sociedade e o ambiente empresarial. Não é por acaso que o tema central neste ano é Tools for the future (ferramentas para o futuro). Clique aqui e veja a programação completa.

Continua após o anúncio

“Inovação e sustentabilidade são pautas que inevitavelmente caminham juntas. Para ser disruptiva, uma solução precisa, necessariamente, compreender o conceito de responsabilidade com o futuro, que contará cada vez mais com tecnologias e modelos de negócios sustentáveis”, explicou Bruno Vath Zarpellon, Diretor de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.

Além de palestras e painéis, o evento oferece também oficinas mão-na-massa e uma grande sessão de matchmaking com startups que passaram pelo programa Startups Connected, programa de aceleração de projetos de inovação entre startups e grandes empresas alemãs promovido pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.

Entre os destaques da programação do primeiro dia estão a palestra sobre Sociedade 5.0, que será ministrada por Gil Giardelli, Co-Founder da 5 ERA e professor na ESPM; e a participação do professor Stephan von Delft, da WWU Münster, para falar sobre modelos de negócios inovadores e sustentáveis. Além das palestras sobre Transformação Digital e Digitalização do ciclo do produto em uma cadeia circular, ministradas respectivamente pelo professor Heiko Gebauer, professor do Fraunhofer Center for International Management and Knowledge Economy e Daniel Scuzzarello, CEO e diretor presidente da Siemens South America.

O primeiro dia do evento contará ainda com painéis sobre o papel do 5G, desbloquear todo o potencial da digitalização, servitização da indústria, como balancear o retorno financeiro e estratégico no Corporate Venture Capital e criação e gestão de comunidades. Para estas discussões, estão confirmados os seguintes executivos e especialistas: Oliver Niese, vice president digital business da Festo, Paulo Alvarenga, CEO da thyssenkrupp Brasil; João Visetti, CEO da Trumpf Brasil, Daiani Nogueira, Head of South America Digitalization of Production and Technology da BASF; José Borges Frias Jr., Corporate Innovation Head na Siemens; David Domingues, do Instituto Fraunhofer IPK e Newton Campos, diretor acadêmico da Faculdade Getúlio Vargas (FGV).

O segundo dia oferecerá aos participantes discussões sobre cleantechs, a importância do ESG para toda cadeia de valor, a evolução do mercado de carbono e o potencial do hidrogênio verde, a partir da visão de grandes especialistas nos temas tratados: Sergio Jacobsen, CEO da Siemens Smart Infrastructure; Luiz Antonio Mello, Business Development Manager da thyssenkrupp; Eduardo Soriano Lousada, diretor da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação; Henrique Paiva, Head of Government Affairs and Sustainability da Siemens; Carolina Learth, superintendente de Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis do  Santander Brasil; Luis Adaime, Founder e CEO da Moss.Earth; e Tobias Birwe, Sales Director Fertilizer and Methanol da thyssenkrupp.

O segundo dia de evento se encerrará com o pitch das startups participantes da 6ª edição do programa Startups Connected.

Congresso Brasil-Alemanha de Inovação e Sustentabilidade

O Congresso Brasil-Alemanha de Inovação acontece anualmente desde 2012 e é o maior evento de inovação entre os dois países. Idealizado e executado pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, o congresso visa discutir e apresentar as principais tendências em inovação e tecnologia que estão transformando a sociedade e as empresas.

Este ano, o evento conta com a co-realização do DWIH (Centro Alemão de Ciência e Inovação); e o patrocínio da BASF e da Siemens, além de integrar o tema de sustentabilidade. O Congresso Brasil-Alemanha de Inovação e Sustentabilidade será realizado no dia 23 de setembro, das 9h às 17h30, e 24 de setembro, das 9h às 16h.

Fonte: Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha

Últimas notícias

Evento em Vitória destaca a importância da agricultura familiar capixaba

A agricultura familiar é uma das responsáveis por contribuir com os alimentos que ...

Avião caracterizado de abelha decola em homenagem aos maiores polinizadores do planeta

Piloto de aviões agrícolas há mais de 40 anos, José Paulo Garcia fez ...

Cobra aparece em pátio de prefeitura e é capturada pela Polícia Ambiental

Policiais do Batalhão de Policia Ambiental (BPMA), em Afonso Cláudio, foram acionados para ...

Até quando vai o frio?

De acordo com a Climatempo, a posição da massa de ar polar ainda ...

Exportações do agronegócio em abril alcançam recorde para o mês

As exportações do agronegócio brasileiro em abril totalizaram US$ 14,86 bilhões, valor recorde ...