Congresso Brasileiro do Agronegócio terá o lançamento do livro Biotecnologia Agrícola no Brasil

Foto: Envato

O 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio, a ser promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG e pela B3, a bolsa do Brasil, no dia 7 de agosto, contará com o lançamento do livro Biotecnologia Agrícola no Brasil: Oportunidades e desafios da inovação nos próximos dez anos, de autoria de Anderson Galvão, diretor da Céleres, e de Ivan Wedekin, diretor da Wekedin Consultores.

Anúncio

A obra, publicada pela editora Lumens Juris, contextualiza o importante papel da biotecnologia agrícola para o desenvolvimento socioeconômico e para a proteção do meio ambiente no Brasil, nas últimas duas décadas. Sua adoção tem contribuído para a aplicação de práticas mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, para uma maior produtividade e eficiência na agricultura. A tecnologia abre também oportunidades para o país manter seu protagonismo na oferta de alimentos para o mundo, agregando valor às commodities agrícolas e gerando riquezas para o povo brasileiro.

Anúncio

Com 260 páginas, o livro conta com cinco capítulos, apresentando dados empíricos levantados e compilados pela Céleres e explorando temas como a demanda global por alimentos e a consolidação do Brasil como importante exportador, o papel da biotecnologia na transformação da agricultura brasileira, além de aspectos institucionais, regulatórios e competitivos em torno dos transgênicos no Brasil.

Os autores avaliam as macrotendências do mundo agrícola, incluindo as mudanças climáticas e seus efeitos nas cadeias agroalimentares globais; descrevem os elementos que levaram o Brasil a se consolidar como uma potência agroalimentar; remontam a história e a evolução da biotecnologia agrícola no país; detalham os benefícios decorrentes de sua aplicação; e lançam novas perspectivas para manter o agro competitivo na próxima década.

O livro Biotecnologia Agrícola no Brasil: Oportunidades e desafios da inovação nos próximos dez anos conta com prefácio de Alexandre Nepomuceno, chefe-feral do Centro Nacional de Pesquisa de Soja (Embrapa Soja), membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biologia Sintética (INCT-BioSyn) e membro Titular do Comitê Assessor do Centro Latino-Americano de Biotecnologia (CABBIO). A apresentação é de autoria do ex-Ministro Alysson Paolinelli (in memoriam), fundador e presidente do Instituto Fórum do Futuro e Embaixador da Boa Vontade do Ins. Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que faleceu no final de junho deste ano.

O 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio tem como tema central Brasil Agro: Inovação e Governança. A programação terá quatro painéis: Cadeias Produtivas e Inovação; Inovação e MercadosGovernança e Perspectivas; e Geopolítica e Governança. Durante o evento, a ABAG homenageará o jornalista José Luiz Tejon Megido e o pesquisador da Embrapa Miguel Ivan Lacerda Moreira, que receberão, respectivamente, o Prêmio Ney Bittencourt de Araújo – Personalidade do Agronegócio 2023 e Prêmio Norman Borlaug – Sustentabilidade 2023. As inscrições para participar tanto no modo presencial como no virtual estão abertas. Para realizar seu credenciamento, basta acessar o site oficial.

Ficha técnica
TítuloBiotecnologia Agrícola no Brasil: Oportunidades e desafios da inovação nos próximos dez anos
Autores: Anderson Galvão e Ivan Wedekin
Editora: ‎Lumens Juris
Páginas: 260
ISBN: ‎ 9788551924099
Dimensões: 23 x 16 x 1.3

Serviço: 
22º Congresso Brasileiro do Agronegócio – Presencial e On-Line
Tema: Brasil Agro: Inovação e Governança
Data: 7 de agosto de 2023
Horário: das 9h00 às 18h00
Local: Sheraton WTC São Paulo Hotel – Av. das Nações Unidas, 12559
Informações: https://congressoabag.com.br/

Fonte: Mecânica Comunicação Estratégica

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Nater Coop anuncia investimento de 8 milhões em novas estruturas de armazém de café no ES

Foto: Divulgação O volume de movimentação chegará a aproximadamente 75 mil sacas por ...

Agronegócio bate recorde de exportações em abril, com US$ 15,24 bilhões

O resultado correspondeu a 49,3% das exportações totais do Brasil Com valor recorde, ...

Sicoob inova experiência com cashback no Super App 

O Sicoob lançou a nova funcionalidade de cashback no Super App. Através do ...

Exportação de café em abril rende a maior receita da história registrada em um mês

Foto: Julio Huber O Brasil exportou 4,222 milhões de sacas de 60 kg ...

Socol pode se tornar patrimônio cultural no Espírito Santo

Foto: Gabriel Lordelo/Divulgação O socol, produto embutido exclusivo de Venda Nova do Imigrante, ...