Conheça as principais diferenças nutricionais de três tipos de arroz

Foto: Freepik

O arroz branco é um dos alimentos de maior presença na culinária brasileira, servindo de base alimentar para grande parte da população. E apesar de sua versatilidade e praticidade de preparo, harmonizando perfeitamente com diferentes ingredientes e combinações, ele não está sozinho: pensando em uma dieta equilibrada, nutritiva e diversificada, existem outras variedades do grão que podem e devem igualmente estar presentes nos pratos do dia a dia, como é o caso do arroz integral, do arroz vermelho e do arroz preto.

Anúncio

Aos que ainda não conhecem as propriedades nutricionais e os benefícios de consumo desses alimentos, a Josapar, detentora das marcas Tio João e Meu Biju, reuniu uma série de informações relevantes sobre esses grãos, assim como dicas de preparos criativos com os diferentes arrozes. Confira abaixo.

Anúncio

ARROZ INTEGRAL – O arroz integral é conhecido por ser a versão não refinada do arroz branco, mantendo em sua composição o farelo e o gérmen. Isso faz com que o arroz integral mantenha suas fibras e seus nutrientes preservados. Por conta disso, ele promove maior saciedade e também possui um índice glicêmico menor que o do arroz branco. É rico em vitaminas do complexo B e minerais como zinco, selênio, cobre e magnésio, além de antioxidantes.

Todas essas propriedades fazem com que o consumo do arroz integral influencie diretamente para a melhoria da saúde intestinal, favorecendo a perda de peso, diminuindo o colesterol e reduzindo o açúcar no sangue.

ARROZ VERMELHO – De sabor amendoado, o arroz vermelho possui essa coloração devido à presença de antocianinas, substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres no organismo. Com propriedades que contribuem para o controle do colesterol e prevenção da diabetes, é rico em fibras e minerais como ferro e vitamina B6, que atua na regulação do humor, do sono e do apetite.

O arroz vermelho pode ser servido com feijão ou como acompanhamento para pratos que levam peixes, carnes e aves. Pode também ser adicionado em saladas, pois combina com sabores frutados, frescos e defumados.

ARROZ PRETO – O arroz preto ou arroz negro, é um grão milenar, originário da China e há tempos consumido por lá, mas bastante utilizado na culinária mediterrânea também. Ele possui grãos curtos e arredondados, textura macia e sabor um pouco acastanhado. É considerado um superalimento, pois apresenta mais fibras e proteínas quando comparado ao arroz branco.

Além disso, é rico em vitamina A, vitaminas do complexo B, e minerais como cálcio, magnésio, zinco e ferro, propriedades que ajudam a reduzir o colesterol, controlar a glicemia, prevenir doenças degenerativas e o tornam um excelente aliado aos que seguem uma dieta vegana ou vegetariana.

O arroz preto é perfeito para acompanhar, principalmente, peixes e frutos do mar, mas harmoniza também com temperos fortes, como o curry, e mix de cogumelos como shitake e shimeji.

Fonte: ATDC

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

62% dos navios para exportação de café registram atrasos em junho

De acordo com um levantamento do Cecafé, realizado com exportadores responsáveis por 77% ...

Banestes disponibiliza R$ 1 bilhão para o Plano Safra 2024/2025

Foto: Divulgação O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) anunciou, na manhã ...

Saiba como é a produção de mudas in vitro

Está disponível no canal do YouTube do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica ...

Concurso irá premiar as 10 melhores fotos e vídeos das montanhas capixabas

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem Chegou a hora de revelar os segredos mais bem ...

Cafeicultura sustentável torna Seguro Rural mais barato

Foto: NKG-Stockler Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Conselho Nacional do Café ...