Conheça o novo monumento da cidade que mais produz ovos no Brasil

Fotos: Hildo Drone Imagens

Bruno Faustino

Santa Maria de Jetibá, nas montanhas capixabas, é conhecida como a cidade mais pomerana do Espírito Santo. O município é também o maior produtor de ovos do Brasil. E, nesta sexta-feira (24), ganhou um novo monumento em homenagem a avicultura do município: uma galinha gigante. A escultura foi instalada na Praça Emílio Arnholz, na entrada da cidade para quem vem no sentido Vitória. 

A obra foi desenvolvida pelo artista plástico Geruelson Chaves Rodrigues, da cidade de Medina, Minas Gerais. Feito em vidro e cimento sintético, o monumento mede 3,30m por 2,96m. Para o transporte foi necessário um caminhão guincho e 3 homens. 

Esta é a segunda galinha que o município ganha em homenagem à avicultura. A primeira está instalada no Centro da cidade e já faz parte da história do município. Ela foi encomendada por avicultores do município em 2018. E desde então é um cartão postal de Santa Maria de Jetibá.

“A inciativa fortalece o reconhecimento do município e dos moradores em relação a importância da avicultura para Santa Maria de Jetibá, para o Espírito Santo e também para o Brasil. Isso mostra a força da atividade econômica que traz tanto emprego e renda a cidade e o Estado. A gente fica muito feliz em ver esse reconhecimento e o fortalecimento da imagem da avicultura”, diz o diretor executivo da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) e da Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases), Nélio Hand.

Santa Maria de Jetibá é o maior produtor de ovos do país. Diariamente são produzidos 14 milhões de ovos em 162 propriedades ativas. A avicultura responde por 93% da postura comercial de ovos de galinha do Espírito Santo e 98,43% de produção de ovos de codorna do Estado.

Veja mais fotos:

Últimas notícias

Pesquisadores elaboram dicionário das características sensoriais do chá-mate

Grupo avaliou amostras de chá de diferentes regiões do Brasil para definir 39 ...

Índia estabelece novas exigências para importação de 24 produtos vegetais

A exportação deve estar acompanhada por certificado oficial, atestando que os produtos não ...

Rota marítima pelo Pacífico pode reduzir custos de frete

Os agricultores que utilizam os portos do Arco Norte podem obter redução de ...

Região de Poços de Caldas investe em marca coletiva de café vulcânico

Poços de Caldas, no Sul de Minas, é destino de muitos turistas atraídos ...

Marco Legal das Startups é aprovado no Senado

Em 2021, a relação entre cooperativas e startups pode ser ainda mais estimulada ...