Conheça o novo monumento da cidade que mais produz ovos no Brasil

Fotos: Hildo Drone Imagens

Bruno Faustino

Santa Maria de Jetibá, nas montanhas capixabas, é conhecida como a cidade mais pomerana do Espírito Santo. O município é também o maior produtor de ovos do Brasil. E, nesta sexta-feira (24), ganhou um novo monumento em homenagem a avicultura do município: uma galinha gigante. A escultura foi instalada na Praça Emílio Arnholz, na entrada da cidade para quem vem no sentido Vitória. 

A obra foi desenvolvida pelo artista plástico Geruelson Chaves Rodrigues, da cidade de Medina, Minas Gerais. Feito em vidro e cimento sintético, o monumento mede 3,30m por 2,96m. Para o transporte foi necessário um caminhão guincho e 3 homens. 

Esta é a segunda galinha que o município ganha em homenagem à avicultura. A primeira está instalada no Centro da cidade e já faz parte da história do município. Ela foi encomendada por avicultores do município em 2018. E desde então é um cartão postal de Santa Maria de Jetibá.

“A inciativa fortalece o reconhecimento do município e dos moradores em relação a importância da avicultura para Santa Maria de Jetibá, para o Espírito Santo e também para o Brasil. Isso mostra a força da atividade econômica que traz tanto emprego e renda a cidade e o Estado. A gente fica muito feliz em ver esse reconhecimento e o fortalecimento da imagem da avicultura”, diz o diretor executivo da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) e da Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases), Nélio Hand.

Santa Maria de Jetibá é o maior produtor de ovos do país. Diariamente são produzidos 14 milhões de ovos em 162 propriedades ativas. A avicultura responde por 93% da postura comercial de ovos de galinha do Espírito Santo e 98,43% de produção de ovos de codorna do Estado.

Veja mais fotos:

Últimas notícias

Preço do leite ao produtor sobe, mas custos de produção reduzem margens

O preço do leite recebido pelo produtor manteve a tendência de alta no ...

Estimativa de safra de café é reduzida pela Conab e próxima colheita preocupa

Foto: Julio Huber O país deverá produzir aproximadamente 46,9 milhões de sacas de ...

Deflagrada nova edição da Operação Mata Atlântica em Pé

Teve início ontem (20), a Operação Mata Atlântica em Pé, iniciativa voltada ao ...

Cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivos para mulheres

Registro de ação do projeto “Mulheres do Cacau” com produtoras rurais As mulheres estão ...

Mapa destrói 58 mil garrafas de azeite de oliva fraudado

Foi a maior apreensão já realizada pelo Ministério da Agricultura no país desde ...