Conheça os grandes finalistas do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel- Edição 2023

Está chegando a final da seleção dos melhores cafés do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel – Edição 2023. Ao todo, foram selecionados os 10 finalistas de cada categoria. No total, foram inscritas 122 amostras, sendo 104 na categoria Café Natural e 18 de Café Fermentado. Os cafés são referentes à safra 2023 e foram produzidos por cooperados do Espírito Santo e do sul da Bahia. O concurso, que é considerado o pioneiro para a variedade conilon, teve sua primeira edição realizada em 2003 e comemora neste ano a sua 20ª edição.

O especialista em qualidade do café, Vanildo Págio, participa das provas de seleção desde as primeiras edições. Chegando à sua 18ª participação, o provador afirma que a evolução da qualidade é notável e ressalta que o conilon tem um grande potencial no que se refere à qualidade. “É um fruto de extrema qualidade e com um potencial ainda maior, pois se o produtor realizar alguns processos além, o grão absorve e responde no resultado da bebida”.  

Págio avalia que os concursos contribuem para a evolução dos cafés como um todo. “Quando provamos um café de concurso há um objetivo, além de descobrir a qualidade daquela amostra. O objetivo principal é que essa qualidade alcançada seja replicada à produção como um todo e para mais produtores. Isso certamente gera um grande valor para o produtor, pois além do fator econômico, há o sentimento de estar fazendo um produto de extrema qualidade, apreciado por muita gente”.

O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, considera que, chegando a duas décadas de realização do concurso, os propósitos foram alcançados. “Nos últimos anos, o produtor investiu em conhecimento e tecnologia e trabalhou com maestria. Isso tem feito diferença nos resultados. É preciso olhar para trás e ver tudo o que já foi construído em benefício da cultura do conilon e dos seus produtores. Estamos celebrando 20 anos com um sentimento de dever cumprido”.  
 
A prova de ranqueamento dos finalistas acontecerá no mês de outubro e será dirigida pelo especialista internacional, Silvio Leite. Os grandes vencedores serão revelados na Cerimônia de Premiação, que será realizada no dia 20 de outubro, em São Gabriel da Palha.  

Fonte: Cooabriel

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Fendt lança combo com trator versátil e versões menores de plantadeira dobrável

Fotos: Divulgação Novidade reúne versatilidade, eficiência operacional e alta precisão A Fendt é ...

Agricultores de Ecoporanga se regularizam para venda direta de produtos orgânicos

Um grupo de agricultores familiares do município de Ecoporanga foi contemplado com a ...

Capacitação para operação de secagem e armazenamento de grãos preza pela segurança dos trabalhadores no Oeste baiano

No Oeste da Bahia, região essencialmente agrícola, a crescente necessidade de instalação de ...

Exportação de gengibre mais que dobra em janeiro de 2024

O valor exportado com o gengibre capixaba no primeiro mês deste ano foi ...

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

A mecanização veio trazer novos ventos de prosperidade para a silvicultura. Nos últimos ...