Conilon ‘Conquista ES8152’ é apresenta a cafeicultores de Mantenópolis

Na ocasião, foram distribuídos 230 quilos de sementes da cultivar para os agricultores familiares

A variedade de café conilon ‘Conquista ES8152’ foi apresentada aos cafeicultores de Mantenópolis pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O evento aconteceu, nesta quinta-feira (18), e teve a participação de diversos cafeicultores do município do noroeste capixaba. Na ocasião, foram distribuídos 230 quilos de sementes da cultivar para os agricultores familiares.

A cultivar Conquista, propagada por semente, se adapta aos ambientes quentes do Espírito Santo e suporta bem as altas temperaturas e a insolação. A planta é vigorosa, mais tolerante à seca e apresenta moderada resistência à ferrugem, principal doença do café. O tamanho do grão é de médio a grande e apresenta qualidade de bebida superior. De acordo com o diretor-presidente do Incaper em exercício, Abraão Carlos Verdin, cada quilo de semente dá para fazer em média 2.500 mudas. Com a quantidade distribuída, é possível fazer o total de 575.000 mudas da variedade Conquista, para que os produtores efetivem o plantio em seus viveiros e depois usem as mudas para plantio.

“Os cafeicultores capixabas buscavam por um material, variedade de café conilon mais resistente à seca, com boa produtividade e boa qualidade. A cultivar Conquista veio para atender a esses anseios, sendo um resultado de anos de trabalho e pesquisas do Incaper. Nosso objetivo é esse, proporcionar tecnologia e promover um trabalho com maior qualidade para os agricultores familiares. Por isso, estamos apresentando a cultivar em Mantenópolis para levar um café que se adapta melhor às condições do município”, destacou Verdin.

“O município de Mantenópolis tem uma agricultura pujante, principalmente quando o assunto é café. Hoje os produtores estão recebendo a variedade Conquista, propagada por semente, uma variedade lançada pelo Incaper em 2019 e que hoje já colhe bons frutos. Estamos constantemente avançando na qualidade do setor cafeeiro, e sem dúvidas, o Incaper vem desempenhando um papel fundamental na transferência dessas tecnologias para melhorar a vida do homem e da mulher do campo”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto.

Na oportunidade, também foi entregue para a Prefeitura Municipal de Mantenópolis uma picape Fiat Strada zero km no valor de R$ 50 mil, fruto de emenda parlamentar, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Seag.

Os cafeicultores de Mantenópolis tinham uma grande demanda pela cultivar melhorada de café conilon, cerca de 300 quilos, no ano passado, conforme disse o coordenador do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Mantenópolis, Rodrigo Fernandes. Por não exigir grande necessidade de irrigação, a Conquista se adapta muito bem às condições do município, fazendo com que a demanda crescesse ainda mais.

“Em conjunto com a diretoria do Incaper, decidimos relançar a variedade aos cafeicultores de Mantenópolis por ter essa grande procura. O município tem um clima mais seco e frio e na nossa região essa cultivar mais forte tem um grande potencial de produção. Mantenópolis tem localidades mais montanhosas e altas, o que dificulta levar a irrigação para a lavoura de café. Na nossa região chove menos e o recurso hídrico está mais escasso. A Conquista traz o benefício de ser mais resistente à seca e faz com que os cafeicultores gastem menos com a irrigação”, explicou Fernandes.

As informações técnicas sobre a cultivar Conquista de café conilon estão disponíveis no folder elaborado pelo Incaper em 2019, ano em que a variedade foi lançada. A publicação está disponível na Biblioteca Rui Tendinha

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Valor da contribuição mensal do MEI vai aumentar em fevereiro

Os microempreendedores individuais devem ficar atentos ao reajuste na contribuição mensal, que passa ...

Impacto ambiental urbano pode ser maior que do agro

O Brasil teve um ano de destaque no direito ambiental e terá que ...

Produção de café deve atingir 55,7 milhões de sacas na safra de 2022

Os produtores de café deverão colher a terceira maior safra do grão neste ...

Produtores celebram colheita e resultados da primeira safra de Uvas em Guarapari

Sandra Butke, em suas parreiras no início da produção. Para diversos produtores rurais ...

Ceasa-ES orienta produtores sobre armazenamento adequado de alimentos

A ação, que teve início na última quinta-feira (13) e tem previsão de ...