Conilon da Cooabriel vence o concurso Aroma BSCA 2021 na categoria Canephora

O microlote de café conilon inscrito pela Cooabriel na 6ª edição do concurso Aroma BSCA 2021 foi o primeiro colocado na categoria Canephora, com 87,25 pontos. A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) é a única instituição brasileira a certificar lotes com monitoramento de selos de controle de qualidade de cafés especiais.

O lote de uma saca do café é de procedência do cooperado Edgar Bastianello, que a cooperativa arrematou no leilão dos finalistas do Concurso Conilon de Excelência realizado no ano passado. Edgar Bastianello foi o vencedor da última edição do concurso.

Anúncio

A 6ª edição do Concurso Aroma BSCA escolheu os três melhores lotes de café arábica e o melhor lote de café canéfora entre os cafés que obtiveram pontuação acima de 87.0 (arábica) e 85.0 (canéfora) pontos, o que caracteriza elevado padrão de café especial.

Anúncio

A Cooabriel é uma associada da BSCA e fez a inscrição como entidade cooperativa envolvida nos processos de cafés especiais.

A divulgação ocorreu no último dia 22 de fevereiro, por meio da cerimônia de premiação realizada de forma online.

O gerente corporativo de comercialização da Cooabriel Edimilson Calegari participou do evento. “O resultado é muito importante. A Cooabriel trabalha incansavelmente no incentivo à melhoria da qualidade do café conilon entre os cooperados e essa premiação é uma prova de que investir em melhores práticas vale a pena. Após vários pedidos, conseguimos inserir o canephora nos concursos da BSCA. Isto foi uma vitória para o conilon especial do Espírito Santo”, disse.

A premiação ocorreu por meio da compra dos lotes (com valor previamente estipulado no regulamento do concurso), realizada entre torrefações, cafeterias, corretores e exportadores associadas à BSCA.

O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, também reforçou a importância da premiação. “A BSCA é uma entidade muito séria e trabalha na promoção dos cafés especiais brasileiros. Vencer essa categoria significa muito, principalmente, porque valida e insere cada vez mais o café conilon na rota dos cafés especiais do Brasil”, finalizou.

Fonte: Cooabriel

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação ...

ES+Café irá promover imersão no universo da cafeicultura capixaba

A Feira ES+Café irá promover uma verdadeira imersão no universo da cafeicultura capixaba ...

Projeto entrega novas barracas a feirantes de Vitória

Foto: Marcos Salles Entrega das novas barracas das Feiras Livre Os feirantes que ...

Como plantar mais café em espaço reduzido?

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, destacou que o jardim clonal superadensado ...

Parceria estratégica do Sistema OCB busca fortalecer cadeia de lácteos

Foto: Reprodução / Sistema OCB Unidade nacional se reuniu com Conselho dos Exportadores ...