Contaminação em ração equina já matou 245 cavalos no Brasil

Foto: Divulgação / Mapa

Uma grave contaminação em rações para equinos da empresa Nutratta Nutrição Animal Ltda resultou na morte de 245 cavalos nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas. A primeira denúncia chegou à Ouvidoria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em 26 de maio. Desde então, o órgão conduz uma investigação rigorosa.

Anúncio

Em todas as propriedades vistoriadas, os animais afetados consumiram produtos da empresa. Já os que não ingeriram a ração contaminada permaneceram saudáveis, mesmo no mesmo ambiente.

Exames realizados pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA) confirmaram a presença de alcaloides pirrolizidínicos, entre eles a monocrotalina — uma substância altamente tóxica, capaz de causar lesões hepáticas e neurológicas mesmo em baixíssimas doses.

Anúncio

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, esse é um caso inédito na história do Mapa: nunca havia sido registrada a presença dessa substância em rações destinadas a equinos.

A origem da contaminação, segundo as apurações, está no uso de matéria-prima com resíduos de plantas do gênero crotalaria, conhecidas por produzirem a toxina.

Diante da gravidade, o Ministério instaurou processo administrativo, lavrou auto de infração e determinou a suspensão cautelar da fabricação e venda de rações da Nutratta para equinos. Posteriormente, a interdição foi estendida para produtos de todas as espécies animais.

Apesar disso, uma decisão judicial autorizou a retomada parcial da produção da empresa, excluindo as rações para equídeos. O Mapa recorreu e apresentou novas provas técnicas que reforçam os riscos à saúde animal.

O Ministério afirma que segue atento a novas denúncias e que as ações de fiscalização foram intensificadas para proteger a saúde dos animais e garantir a segurança na cadeia de produção. Todas as informações sobre o caso serão divulgadas com transparência.

O alerta permanece: é essencial que empresas do setor cumpram rigorosamente os protocolos de controle de qualidade, evitando riscos que podem ser fatais.

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...

Exportações de café do Brasil somam 36,9 milhões de sacas com queda em volume e alta em receita

Foto: Freepik As exportações de café do Brasil totalizaram 36,868 milhões de sacas ...

Produção animal cresce no Espírito Santo com alta no abate de aves e bovinos em 2025

A produção animal no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no terceiro trimestre de ...