Controle da broca-do-café é tema de dia do campo na próxima quarta-feira (11) em Marechal Floriano

Fotos: César Khroling/Divulgação

Kássio Barreiros Paiva

Anúncio

Produtores rurais da Região Serrana do Estado terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre como monitorar e controlar a broca-do-café. Na próxima quarta-feira (11), cafeicultores da região poderão receber mais instruções de como proteger as suas plantações de café arábica, no dia do campo com o tema: “Monitoramento e controle da broca-do-café”.

Anúncio

A programação irá começar às 7h30 e segue até 11h30, e será realizada na Igreja de Santo Antônio, que fica no km 8 da rodovia ES-146, em Santa Maria, Marechal Floriano. Estão programadas três palestras durante a manhã, sendo uma delas ministrada pelo engenheiro agrônomo Cesar Abel Khroling, que é pesquisador e extensionista do Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e doutor em ecologia e ecossistemas.

Segundo ele, anualmente as plantações de café sofrem com a broca-do-café, nome popular de um besouro, cuja larva se alimenta dos grãos de café, em vários estágios de crescimento do cafeeiro, desde o grão verde, passando pelo maduro ao seco.

As armadilhas para captura do inseto são instaladas no meio da lavoura de café

Para evitar a proliferação, e para evitar prejuízos, os produtores rurais utilizam vários tipos de controles: químico, cultural e biológico. De acordo César Krohling, nos dois últimos anos o clima favoreceu para o aumento dessa praga. “Tivemos temperaturas elevadas, poucas chuvas no período de março a outubro de 2022, e isso está repercutindo na safra desse ano, com prejuízos significativos aos produtores rurais. Alguns cafeicultores chegaram a ter até 100% dos frutos com ataque da broca”, relata.

O engenheiro agrônomo irá falar aos participantes do dia de campo sobre os resultados de pesquisa de controle da broca na região. “O intuito desse dia de campo é de orientar os produtores sobre o que fazer, como monitorar a praga, saber como está o ataque na plantação e também ensiná-los a como instalar armadilhas nas lavouras. Faremos demonstração das pesquisas, resultantes das aplicações de produtos químicos e biológicos”, informou.

O doutor-entomologista Mauricio José Fornazier, que é engenheiro agrônomo e membro da Comissão Estadual da Produção Integrada Agropecuária (PIBrasil), falará sobre: “Monitoramento e métodos de controle da broca”. O controle biológico da broca-do-café será tema de uma palestra conduzida por especialistas de empresas convidadas.

O evento tem a realização do Incaper, da Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e de empresas do ramo agrícola. As inscrições podem ser feitas diretamente no local do evento.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Espírito Santo mapeia sabores únicos de seus queijos artesanais

Foto: Erica Frank Uliana/Seag A qualidade dos queijos artesanais do Espírito Santo está ...

Brasil exporta suínos reprodutores de elite via aérea para a Colômbia

Foto: Agroceres PIC Em 2023, país passou a importar animais do topo da ...

Espírito Santo atinge marca inédita de 3,6 bilhões de dólares em exportações agrícolas

Foto: Freepik As exportações do agronegócio no Espírito Santo alcançaram um marco histórico ...

Agricultura familiar recebe 37% dos recursos da alimentação escolar no Espírito Santo

Técnicos que atuam na aquisição de produtos da alimentação escolar conhecem de perto ...

Setor de origem animal celebra 80 mil certificados com assinatura digital

Foto: Freepik Implementação do CSN começou em abril de 2024 com o objetivo ...