Controle do mosaico e da meleira do mamão continua em Linhares e região

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou, esta semana, mais um trabalho de controle do mosaico e da meleira do mamoeiro, em Linhares, Sooretama e Aracruz, no norte capixaba. O órgão intensificou o trabalho de fiscalização, desde o início de agosto, por conta do período de temperaturas mais baixas, que potencializam a disseminação do vírus que atinge as lavouras.

Segundo o gerente local do Idaf, em Linhares, Rafael Braga, as vistorias foram realizadas em cerca de 26 propriedades, totalizando aproximadamente 112 hectares. “Por meio de inspeção visual, os técnicos verificam a presença de sintomas característicos das viroses, como deformação das folhas, com manchas mais claras, estrias nos talos ou manchas nos frutos, no caso do mosaico. Já na meleira, o sintoma mais característico é a presença de látex nos frutos. Se constatada alguma das doenças, os responsáveis são orientados a erradicar a planta doente, prática conhecida como roguing, uma vez que o vírus só se propaga em organismos vivos”, informou o engenheiro-agrônomo.

O diretor-técnico do Idaf, Fabiano Grazziotti, destacou que a fiscalização é realizada de modo contínuo pelas equipes técnicas, porém, nesta época do ano, é preciso promover um esforço concentrado em toda a região produtora de mamão. “Não há como impedir que esses vírus cheguem às lavouras, mas o controle por meio do roguing garante a produção. É fundamental que os produtores mantenham a rotina de controle, de modo a minimizar os prejuízos”, pontuou.

Para o diretor-presidente do órgão, Mário Louzada, é preciso que todos os setores envolvidos estejam comprometidos com a segurança dos pomares. “É um trabalho conjunto e o Idaf está à disposição para orientar no que for preciso, de maneira que não haja impactos negativos, inclusive nas exportações”, afirmou.

Fonte: Idaf-ES

Últimas notícias

Agricultores capixabas são autorizados a usar água rio Itabapoana para irrigação

A Agerh analisou 250 processos e emitiu 70 Outorgas de Uso da Água ...

Contribuição Sindical Rural pode ser paga até esta sexta (04)

A Contribuição Sindical Rural (CSR) fortalece a defesa dos interesses do campo e ...

Abertas as inscrições para o Encontro das Lideranças do Cooperativismo Capixaba

Evento será realizado totalmente no formato digital no dia 17 de dezembro (quinta-feira), ...

Contratações de crédito rural entre julho e novembro têm alta de 19%

As contratações das operações de crédito rural da safra 2020/2021 somaram R$ 108,7 ...

Premiação distribui R$ 130 mil para os produtores dos melhores cafés do Espírito Santo

Fotos: Sidney Dalvi e Hélio Filho/Secom Os melhores cafés especiais capixabas foram eleitos ...