Cooabriel comemora 60 anos

De pequena mercearia a maior cooperativa de conilon do Brasil

Desta data para o futuro!”, assim estabelecia a ata lavrada em 13 de setembro de 1963, dando constituição à Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel – a Cooabriel.

A pequena mercearia instalada no centro da recém-emancipada cidade de São Gabriel da Palha representava os primeiros passos dados pelos 38 sócios-fundadores. Seis décadas após o marco inicial, a Cooabriel registra um crescimento sólido e contínuo e ocupa o posto de maior cooperativa de café conilon do país.

Anúncio

Um dos precursores da iniciativa, o Padre Simão Civalero viu no ideal cooperativista a solução para os desafios comuns enfrentados pelos produtores rurais da região. Tempos após o marco de fundação, o eleito primeiro presidente da cooperativa, percebeu que era preciso dar novos passos e investir em novas atividades.

Anúncio

Durante as comemorações de 40 anos da cooperativa, em 2003, o religioso relembrou alguns dos motivos que levaram a cooperativa a investir na cafeicultura.

“Notei que os meeiros e pequenos proprietários de café precisavam vender o café assim que colhiam. Isso acontecia porque eles já comprometiam grande parte da produção em contas nas mercearias, por exemplo. Isso impedia que eles esperassem o café atingir um preço melhor. Conversei com o bispo e a ideia era incentivar os produtores a armazenar o café por, pelo menos, seis meses, até que atingisse um preço melhor”, disse.

Atuando na prestação de serviços para produtores rurais nos estados do Espírito Santo e da Bahia, a cooperativa assumiu um papel de protagonismo no que se refere à variedade e busca incentivar a melhoria contínua dos processos produtivos, bem como apoiar os produtores em suas diversas necessidades no cultivo. “A cooperativa não abraça apenas a causa do seu cooperado. Ela abraça a causa do produtor de conilon”, considera o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.

Atualmente, o quadro social da cooperativa é composto por mais de 7.500 cooperados. Dentre esses está produtor de Nova Venécia, Jailson Falqueto, cooperado da Cooabriel há mais de 30 anos. Ele conta que na década de 80, seu pai se tornou cooperado e que, ao atingir a maioridade, seguiu os mesmos passos. “Entrei como cooperado também e construímos a nossa vida em torno dessa caminhada. Sempre com a Cooabriel como uma parceira, sempre do nosso lado”.

A Cooabriel celebra 60 anos de fundação tendo alcançado números e marcos significativos e que a tornam um case de sucesso dentro do cooperativismo. Contudo, mesmo com o crescimento registrado e com a expansão das atividades, o ideal cooperativista permanece o mesmo.

“Temos o firme desejo de que a Cooabriel se posicione, como sempre, como uma empresa de destaque, humanizada e justa e possa contribuir com a evolução da comunidade onde está inserida. Para isso é fundamental que façamos um bom planejamento e que as pessoas que virem a nos suceder mantenham o propósito de propagar um cooperativismo saudável e duradouro. Completar 60 anos deixando um rastro de história bem-sucedida é muito importante. A data que estamos celebrando é uma dádiva e precisamos comemorar”, reafirma o presidente da cooperativa.

Fonte: Cooabriel

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Nater Coop anuncia investimento de 8 milhões em novas estruturas de armazém de café no ES

Foto: Divulgação O volume de movimentação chegará a aproximadamente 75 mil sacas por ...

Agronegócio bate recorde de exportações em abril, com US$ 15,24 bilhões

O resultado correspondeu a 49,3% das exportações totais do Brasil Com valor recorde, ...

Sicoob inova experiência com cashback no Super App 

O Sicoob lançou a nova funcionalidade de cashback no Super App. Através do ...

Exportação de café em abril rende a maior receita da história registrada em um mês

Foto: Julio Huber O Brasil exportou 4,222 milhões de sacas de 60 kg ...

Socol pode se tornar patrimônio cultural no Espírito Santo

Foto: Gabriel Lordelo/Divulgação O socol, produto embutido exclusivo de Venda Nova do Imigrante, ...