Cooabriel prepara equipe de degustadores de café

Um grupo de colaboradores da Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel, representando áreas do Espírito Santo e da Bahia, participam de um curso de degustação de café, que está sendo realizado em São Gabriel da Palha, noroeste capixaba, desde segunda-feira (14). Hoje (17), é o último dia do curso, que conta com carga horária de 24 horas com um amplo conteúdo trabalhado.

A Cooabriel realiza a capacitação em parceria com o SENAR-ES tendo como instrutor, Leandro da Silveira Barbosa. O objetivo é preparar colaboradores para o desenvolvimento de novas habilidades na arte de provar café e ampliar as ações estratégicas junto aos cooperados.

Anúncio

“Nosso propósito é formar uma equipe interna para área de degustação do café com habilidades de classificação por bebida, para que sejam multiplicadores do conhecimento junto aos nossos cooperados e também colaboradores”, declarou o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, que também participa do curso.

Anúncio

O coordenador de armazém da Cooabriel, José Carlos Azevedo, que também é degustador, organizou esta capacitação e disse estar muito feliz com o empenho da equipe selecionada. “O curso de degustação visa intensificar e preparar outros colaboradores para a prova de cafés. Estou muito feliz em ver crescer o número de pessoas da cooperativa sendo preparadas para a arte da prova de cafés. A equipe está empenhada e bem interessada em aprender e disseminar a prova de cafés”, avaliou.

Basicamente, estão sendo tratados os seguintes aspectos:  classificação por bebida, os sentidos e a percepção do sabor. Demonstração de como fazer a montagem dos copos e mesa de prova, a moagem do grão, água e infusão, movimento de prova, preparo da amostra para torra, a torra de café para prova.

O grupo também aprendeu a avaliação do “conilon neutro”, a identificação de defeitos, torra de cafés para “prova pontuada”, avaliação de cafés por atributos, uso da planilha de avaliação de robustas finos CQI (Coffee Quality Institute), dentre outros.

Renata Vaz, analista de mercado da cooperativa, participa e avalia a importância do curso. “Uma oportunidade que a cooperativa está proporcionando para que possamos entender com mais propriedade as características diversas do café e, com este conhecimento, vamos ampliando habilidades para maior entendimento do produto, o que é importante para ajudar no processo de negociação”, pontuou.

Adriele Aparecida Medeiros, colaboradora do setor de comercialização, também considerou importante a cooperativa preparar uma equipe. “Está sendo uma grande oportunidade de conhecimento! Participar do curso de degustação é uma experiência nova.  Entender os sentidos e saber diferenciar os cafés da nossa própria região – o conilon – é realmente algo excepcional”, declarou.

Fonte: Cooabriel

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Senar lança aplicativo para levar conhecimento aos produtores

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural lançou, na quarta (27), o aplicativo “Senar ...

Sistema OCB apresenta propostas para o Plano Safra 2024/25

Ministro Carlos Fávaro defende o cooperativismo como meio para o desenvolvimento nacional A ...

Quase 10 toneladas de café irregular é apreendido em fiscalização a 47 mercados

Foto: Mapa Uma fiscalização realizada em 47 estabelecimentos comerciais resultou na apreensão de ...

Produtos originalmente brasileiros serão os destaques no Connection Experience Terroirs do Brasil

Valorizar os produtos originalmente brasileiros e gerar conexões para novos negócios é o ...

Federação da Agricultura solicita apoio a produtores rurais atingidos pelas chuvas no Espírito Santo

Foto: Helio Filho/Secom-ES A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) ...