Cooabriel promove treinamento sobre classificação e degustação para cooperados

Um grupo de sócios da Cooabriel participou de um Curso de Classificação e Degustação de café. A capacitação, que teve início no dia 22 de fevereiro, termina na última sexta-feira (26), em São Gabriel da Palha.

Ao todo, participam doze cooperados que possuem propriedades em São Gabriel da Palha, Vila Valério, Boa Esperança, Nova Venécia, Jaguaré e Governador Lindenberg.

Anúncio

Os cinco dias de curso foram divididos em dois módulos, sendo dois dias de treinamento em classificação e três dias em degustação. A iniciativa é realizada em parceria com o Senar.

Segundo o gerente Corporativo Comercial e Técnico da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, a parceria com o Senar para ofertar o curso de classificação e degustação de café conilon é uma iniciativa inovadora da Cooabriel. “O objetivo é capacitar os produtores a reconhecer e valorizar ainda mais o fator qualidade no trato das lavouras e nos processos de preparação dos grãos que serão entregues ao mercado. Afinal, mais do que reconhecer defeitos e perceber sabores e aromas, é importante aprender como os defeitos são gerados e quais processos podem ser melhorados para mitigar a presença de substâncias que podem modificar a percepção de quem bebe o café. Esta é a primeira turma e com toda certeza, com o apoio do Senar e engajamento da equipe Cooabriel e dos nossos sócios, iremos replicar este treinamento para alcançar o maior número de produtores possível”, explicou.

Anúncio

No conteúdo do curso foram abordados temas como umidade, origem dos defeitos e avaliação de cafés por atributos. De acordo com o coordenador do curso e o gerente de armazéns, José Carlos de Azevedo, o conteúdo já tem feito diferença para os produtores. “Para todos, esse é o primeiro contato com esse tipo de conhecimento. Isso, na prática, irá refletir diretamente no aumento da qualidade dos cafés produzidos pelos sócios”, disse.

O campeão do XVII Concurso Conilon de Excelência Cooabriel na categoria café natural, em 2020, Tiago Herzog é um dos sócios que participou do curso. “Tem sido uma oportunidade de adquirir muito aprendizado e trocar informações. Saímos da rotina no campo, mas isso irá melhorar ainda mais a forma como produzo o grão, pois o objetivo é conhecer mais as demandas do consumidor final”, afirmou.

Outro produtor que também participou do curso é o sócio Walcenir Antônio de Oliveira, de São Gabriel da Palha. “O instrutor explica tudo de forma simplificada com a nossa linguagem. Esses conhecimentos irão me ajudar a fazer um café com mais qualidade e com um rendimento maior”, finalizou.

Fonte: Cooabriel

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Espírito Santo recebe semana de debates sobre preservação do Rio Doce em Vitória

Foto: Claudio Costa /Governo do ES A preservação do Rio Doce ganha espaço ...

Show Safra Mato Grosso 2026 começa nesta segunda-feira (23) com expectativa de 200 mil visitantes

Foto: Divulgação A edição 2026 do Show Safra Mato Grosso começa na próxima ...

ES recebe Painel Campo Futuro com análise de custos da produção rural em 6 municípios

O Espírito Santo inicia, ainda em março, uma nova rodada do Painel Campo ...

Cooabriel tem faturamento recorde de R$ 3 bilhões e define novos investimentos

Pela primeira vez em sua história, a Cooabriel – cooperativa agrícola capixaba sediada ...

Sementes de milho e capacitação elevam produtividade da agricultura familiar no ES

A produção de milho na agricultura familiar do Espírito Santo ganha novo impulso ...