Cooabriel realiza projeto-piloto de saúde e bem-estar para colaboradores

A cooperativa desenvolveu um projeto-piloto, aliando hábitos saudáveis e bem-estar, em busca da alta performance para seus colaboradores

Manter os colaboradores motivados em busca de um bem comum: escolhas mais saudáveis para alcançar bem-estar e mais qualidade de vida. Assim pode ser resumido o Programa de Alta Performance Cooabriel, iniciativa-piloto desenvolvida pela cooperativa. 

A iniciativa teve início em maio de 2023 e ao longo dos meses sequentes incentivou um grupo de cerca de 25 colaboradores a manter uma rotina de bons hábitos, com destaque para escolhas alimentares mais saudáveis, hidratação e exercícios físicos.  

Anúncio

O gerente corporativo, contábil, financeiro e cooperado, Samuel Lopes Fontes, ressalta que os pilares do programa estão em consonância com os valores da própria cooperativa. Segundo ele, a ideia tem o propósito de trazer impactos positivos para cada participante. “Planejamos um programa de desenvolvimento pessoal aliado a um ambiente propício para criação de hábitos que busquem um equilíbrio e, por consequência, a tão almejada alta performance”, disse.  

Anúncio

Para dar início ao programa, os participantes passaram por exames e relataram informações sobre rotina alimentar e aspectos que envolviam sua saúde e bem-estar. Após seis meses, as avaliações foram refeitas e registraram uma redução de 50% de queixas e sintomas correlacionados a alergias e sintomas gripais, qualidade do sono e disposição física, por exemplo. 

Parceiro no programa, o especialista em Cardiologia do Exercício e do Esporte, Heron Bomfim, contribuiu para a mensuração e análise desses índices. Acompanhando os participantes e oferecendo informações através de palestras, o médico reforçou a consciência de que é pertinente discutir saúde e bem-estar também no ambiente corporativo, levantando questões sobre fatores para longevidade, importância de escolhas alimentares mais saudáveis e a relação direta entre saúde, trabalho e produtividade.  
 
Outro parceiro na iniciativa, a Startup RadarFit contribuiu para a otimização dos resultados. A empresa mineira desenvolveu um aplicativo que utiliza inteligência artificial para a validação dos hábitos saudáveis. O game propõe desafios diários aos usuários, tanto individuais quanto em grupo, favorecendo a manutenção de uma rotina mais saudável. A parceria e o compromisso com os resultados de ambas as instituições, tornou a experiência um case de sucesso, conforme afirma a CEO da RadarFit, Jade Utsch.  

“O engajamento com o ideal do projeto e o empenho dos colaboradores da cooperativa em utilizar as ferramentas disponibilizadas pela RadarFit, contribuíram para a implementação de uma cultura de saúde e bem-estar pessoal e coletiva dos participantes. Sem dúvidas, esse foi um dos fatores-chave para o sucesso do programa”, assegurou.  

A inclusão de hábitos mais saudáveis na rotina também é um ganho comum entre os participantes, a exemplo da analista de crédito e cobrança da cooperativa, Janine Eugenia Caliari. “Com a mudança de rotina, obtive ganhos importantes na saúde e bem-estar, com a redução de sintomas alérgicos, melhoria na qualidade do sono, diminuição de irritabilidade e cansaço. Pretendo dar continuidade a esses novos hábitos, pois impactam de forma muito positiva no meu dia a dia”, afirmou.

Também participante do programa, o coordenador contábil da Cooabriel, Gilmar Nunes Barbosa Filho, conta que a experiência trouxe diversos ganhos em relação a qualidade de vida e a bons hábitos.

“Com o programa aprimorei minha prática de exercícios físicos e recebi incentivos para manter uma rotina alimentar mais saudável. Outra experiência muito positiva dentro do programa foi ver toda a equipe engajada nos desafios diários, se esforçando para atingir um bem maior, que é um estilo de vida mais saudável”, ressaltou. 

Fonte: Cooabriel

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Cafeicultores brasileiros aliam técnicas para agregar valor e se destacarem no mercado

Foto: Freepik O Brasil lidera a produção mundial e é o segundo maior ...

Condições climáticas favorecem o desenvolvimento do milho 2ª safra

Foto: iStock Dados do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado pela Companhia Nacional ...

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...