Cooabriel reforça investimentos na capacitação de seus colaboradores

Alcançar metas e estabelecer um posicionamento estratégico no mercado exigem que os colaboradores atuem com excelência e, para isso, a constante aprendizagem é primordial. Tendo isso em vista, em 2023 a Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), no Norte do Espírito Santo, buscou formas de incentivar e promover a capacitação de seus colaboradores.

Durante o ano, foi promovida uma agenda intensa de treinamentos. No total, foram cerca de 6.700 horas investidas em capacitação, que buscaram suprir necessidades de atualizações e novos aprendizados em diferentes setores e temáticas. “Capacitar colaboradores nunca foi e nunca poderá ser visto como despesa. É sempre um investimento”, expressa o superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi.

Anúncio

“Não é possível que uma empresa fique inerte enquanto o mercado está mudando e mudando de forma rápida, impulsionado principalmente pelos avanços da tecnologia. É importante nos adaptarmos a essa tendência. Nisso a Cooabriel tem saído na frente. Os investimentos em capacitação sempre aconteceram, mas o volume com que acontecem agora é algo inédito e isso tem sido um diferencial”, acrescenta Pandolfi.

Anúncio

As agendas de capacitação foram realizadas tanto de forma presencial quanto on-line, através de várias abordagens, que incluem cursos, palestras, convenção técnica, feiras, simpósios.  Outra modalidade adotada pela cooperativa é o auxílio-educação, que consiste no custeio de até 50% do valor de mensalidades relativas à graduação e/ou alguma especialização/MBA. Para implementar tais ações, além de iniciativa própria, a cooperativa conta com a parceria de instituições importantes, como o Sistema OCB/ES e o Senar-ES.

Conforme explica a gerente corporativa administrativa da cooperativa, Tayani Mauri, o levantamento de necessidades de treinamentos para colaboradores é realizado de maneira antecipada. “A cada ano preparamos a estruturação de capacitações para o ano seguinte, conforme demanda e oportunidade. Buscamos as informações diretamente com os gestores de cada área, a fim de mensurar necessidades reais, em conjunto e específicas de cada área”. 

Ainda conforme a visão de Tayani, as ações proporcionam desenvolvimento pessoal e profissional, resultando no engajamento interno e contribuindo na implementação de ações e estratégias da cooperativa. “O que buscamos são ferramentas e conhecimento que agreguem, para que os colaboradores estejam preparados para os desafios cotidianos e desenvolvam ainda mais as capacidades que já possuem”, conclui.

A analista contábil Vanessa Ponath, que atua na sede administrativa da cooperativa, avalia que os investimentos em capacitação contribuem para elevar o sentimento de valorização profissional. “Participar de momentos de capacitação agrega conhecimento e amplia horizontes profissionais, especialmente quando se trata de metodologias mais didáticas e da abordagem de temas que são importantes para exercer as atividades do dia a dia”, assegura.

Fonte: Cooabriel

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação ...

ES+Café irá promover imersão no universo da cafeicultura capixaba

A Feira ES+Café irá promover uma verdadeira imersão no universo da cafeicultura capixaba ...

Projeto entrega novas barracas a feirantes de Vitória

Foto: Marcos Salles Entrega das novas barracas das Feiras Livre Os feirantes que ...

Como plantar mais café em espaço reduzido?

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, destacou que o jardim clonal superadensado ...

Parceria estratégica do Sistema OCB busca fortalecer cadeia de lácteos

Foto: Reprodução / Sistema OCB Unidade nacional se reuniu com Conselho dos Exportadores ...