Coocafé recebe compradores internacionais de café

Expandir os horizontes da cooperativa, tanto com relação a novas conexões e parcerias, quanto com relação a novos negócios, sempre foi uma questão muito importante para a Coocafé. E no último domingo (13), a cooperatva deu mais um importante passo nessa direção com o Trip to Origin. A ação foi uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Apex e a Região das Matas de Minas e permitiu, aos potenciais parceiros internacionais, conhecer a estrutura da cooperativa e entender um pouco mais sobre seu funcionamento.

O diretor presidente da Coocafé, Fernando Romeiro de Cerqueira, conduziu uma breve apresentação acerca do que é a cooperativa, seus princípios e práticas e sobre a relação entre Coocafé seus cooperados, colaboradores e a comunidade. Após a apresentação foi aberto um espaço para perguntas, onde os compradores puderam tirar suas dúvidas e entender mais e melhor sobre o café.

Na sequência foi feito um cupping, onde os compradores conheceram, experimentaram e avaliaram 17 tipos diferentes de cafés produzidos na  região (Matas de Minas e Montanhas do Espírito Santo.).
Em seguida foi feita uma visita ao armazém geral de Lajinha, onde os visitantes viram como é feito o armazenamento e um pouco mais sobre todo o processo que o café passa até ser vendido.

Anúncio

“E hoje aqui, na Coocafé, tivemos uma impressão muito boa e acredito que os compradores da mesma forma, a apresentação foi muito clara sobre o propósito da cooperativa, a forma de atuação e isso é importante para que eles consigam compreender de fato esse desenvolvimento coletivo que a região atua, é importante pra promover os produtores e consequentemente gerar negócios.” , diz Jean Costa, Analista do Sebrae para a região de Manhuaçu.

Anúncio

O saldo para ambos os lados foi extremamente positivo, a troca de experiências e conhecimento foi de grande valor para cooperativa, e teve igual impacto para todas as partes envolvidas.
“minhas primeiras impressões são ótimas, eu estou muito impressionado com o trabalho que os produtores estão fazendo em termos de sustentabilidade e de café de muitíssima qualidade. Esta está sendo uma ótima oportunidade para começar o que pode vir a ser uma relação duradoura”, disse François Justet, Comprador internacional e organizador do Trip to Origin.

Fonte: Coocafé

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Encontro Nacional do Café completa 30 anos e já tem data marcada em 2025

O 30º Encontro Nacional do Café (Encafé), considerado o maior e melhor evento ...

Investimentos em rede de armazenagem de alimentos dobra em dois anos

Foto: Conab Com a retomada das políticas de abastecimento e segurança alimentar no ...

Mesmo exportando 26% a menos, receita com suco de laranja cresce 43% no trimestre

Foto: Julio Huber De julho a setembro de 2024, período que representa o ...

Espírito Santo completa 12 dias sem desmatamento e queimadas ilegais

O Espírito Santo não registrou casos de desmatamento ilegal, queimadas ou focos de ...

Importação de carne do Brasil ganha isenção total de impostos em Marrocos

Conquista é fruto direto da missão oficial brasileira realizada pelo Mapa em abril ...