Cooperados da Cooabriel se reúnem para apresentação de resultados do Programa Conilon Eficiente

Cerca de 80 produtores assistidos pelo Programa Conilon Eficiente se reuniram em São Gabriel da Palha para a apresentação de resultados da safra 2023. O grupo é formado por cafeicultores de diversos municípios do norte e noroeste capixaba. 

O programa, que oferece consultoria técnica e gerencial de forma permanente, atua de forma a auxiliar no planejamento e gestão de custos das propriedades, através de visitas periódicas e análise de dados, além oferecer oportunidades para capacitação. Em 2023, cerca de 120 produtores foram acompanhados pela iniciativa. 

Anúncio

Ao avaliar os resultados obtidos, o engenheiro agrônomo Ademir Junior Fornaciari, que é consultor técnico da Cooabriel no programa, afirma que assim como aconteceu com a grande maioria dos cafeicultores da região, o ano de 2023 foi de desafios para os participantes do Programa Conilon Eficiente, mas o acompanhamento técnico contribui para que medidas mais assertivas sejam tomadas. 

Anúncio

“Ao finalizar a safra 2023, a região passou por um período climático favorável na florada, mas, posteriormente a incidência de condições climáticas atípicas causaram impacto em grande parte das lavouras da região. Contudo, observamos que o produtor atendido pela assistência técnica e gerencial consegue gerir melhor o seu negócio nesse período de crise, tomando medidas que atenuam esses desafios”, avaliou.  

O consultor acrescenta que, apesar dos desafios, o ano foi de alguns avanços para o Programa.

 “O aumento do número de produtores participantes, bem como de áreas assistidas é um motivo de comemoração. É possível perceber que o produtor tem compreendido cada vez mais a importância de se profissionalizar, gerenciando melhor seus recursos para aumentar a lucratividade dentro da atividade”, finalizou Fornaciari. 

Confirmando os resultados positivos, os produtores assistidos afirmam que é possível perceber mudanças significativas dentro das propriedades, como é o caso do cooperado da Cooabriel, Henrique Mauri.  “Desde que ingressei no programa, minha lavoura se transformou para melhor. Tenho um acompanhamento mensal da cooperativa e consegui agregar valor ao meu café, pois melhorei a qualidade. Nosso cuidado começa no viveiro, passa pela adubação até a colheita do grão”, afirmou o cafeicultor de São Gabriel da Palha. 

O programa, além de oferecer acompanhamento em diversos aspectos, como recomendações técnicas e de manejos, planejamento de novas áreas de plantio e implantação de novas tecnologias, incentiva a realização da gestão financeira das propriedades. Na visão do presidente da cooperativa, Luiz Carlos Bastianello, esses fatores são fundamentais para a permanência na atividade cafeeira.  

“Os conceitos de produção mudam e precisamos buscar profissionalização e atualização constante, a fim de aliar maior produtividade, com qualidade e a custos menores.  Sabemos que a tecnologia tem potencial para contribuir com essa necessidade, mas precisamos encontrar e implantar as melhores soluções”, considerou Bastianello. 

Fonte: Cooabriel

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Espírito Santo mapeia sabores únicos de seus queijos artesanais

Foto: Erica Frank Uliana/Seag A qualidade dos queijos artesanais do Espírito Santo está ...

Brasil exporta suínos reprodutores de elite via aérea para a Colômbia

Foto: Agroceres PIC Em 2023, país passou a importar animais do topo da ...

Espírito Santo atinge marca inédita de 3,6 bilhões de dólares em exportações agrícolas

Foto: Freepik As exportações do agronegócio no Espírito Santo alcançaram um marco histórico ...

Agricultura familiar recebe 37% dos recursos da alimentação escolar no Espírito Santo

Técnicos que atuam na aquisição de produtos da alimentação escolar conhecem de perto ...

Setor de origem animal celebra 80 mil certificados com assinatura digital

Foto: Freepik Implementação do CSN começou em abril de 2024 com o objetivo ...