Cooperados da Cooabriel se reúnem para apresentação de resultados do Programa Conilon Eficiente

Cerca de 80 produtores assistidos pelo Programa Conilon Eficiente se reuniram em São Gabriel da Palha para a apresentação de resultados da safra 2023. O grupo é formado por cafeicultores de diversos municípios do norte e noroeste capixaba. 

O programa, que oferece consultoria técnica e gerencial de forma permanente, atua de forma a auxiliar no planejamento e gestão de custos das propriedades, através de visitas periódicas e análise de dados, além oferecer oportunidades para capacitação. Em 2023, cerca de 120 produtores foram acompanhados pela iniciativa. 

Anúncio

Ao avaliar os resultados obtidos, o engenheiro agrônomo Ademir Junior Fornaciari, que é consultor técnico da Cooabriel no programa, afirma que assim como aconteceu com a grande maioria dos cafeicultores da região, o ano de 2023 foi de desafios para os participantes do Programa Conilon Eficiente, mas o acompanhamento técnico contribui para que medidas mais assertivas sejam tomadas. 

Anúncio

“Ao finalizar a safra 2023, a região passou por um período climático favorável na florada, mas, posteriormente a incidência de condições climáticas atípicas causaram impacto em grande parte das lavouras da região. Contudo, observamos que o produtor atendido pela assistência técnica e gerencial consegue gerir melhor o seu negócio nesse período de crise, tomando medidas que atenuam esses desafios”, avaliou.  

O consultor acrescenta que, apesar dos desafios, o ano foi de alguns avanços para o Programa.

 “O aumento do número de produtores participantes, bem como de áreas assistidas é um motivo de comemoração. É possível perceber que o produtor tem compreendido cada vez mais a importância de se profissionalizar, gerenciando melhor seus recursos para aumentar a lucratividade dentro da atividade”, finalizou Fornaciari. 

Confirmando os resultados positivos, os produtores assistidos afirmam que é possível perceber mudanças significativas dentro das propriedades, como é o caso do cooperado da Cooabriel, Henrique Mauri.  “Desde que ingressei no programa, minha lavoura se transformou para melhor. Tenho um acompanhamento mensal da cooperativa e consegui agregar valor ao meu café, pois melhorei a qualidade. Nosso cuidado começa no viveiro, passa pela adubação até a colheita do grão”, afirmou o cafeicultor de São Gabriel da Palha. 

O programa, além de oferecer acompanhamento em diversos aspectos, como recomendações técnicas e de manejos, planejamento de novas áreas de plantio e implantação de novas tecnologias, incentiva a realização da gestão financeira das propriedades. Na visão do presidente da cooperativa, Luiz Carlos Bastianello, esses fatores são fundamentais para a permanência na atividade cafeeira.  

“Os conceitos de produção mudam e precisamos buscar profissionalização e atualização constante, a fim de aliar maior produtividade, com qualidade e a custos menores.  Sabemos que a tecnologia tem potencial para contribuir com essa necessidade, mas precisamos encontrar e implantar as melhores soluções”, considerou Bastianello. 

Fonte: Cooabriel

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação ...

ES+Café irá promover imersão no universo da cafeicultura capixaba

A Feira ES+Café irá promover uma verdadeira imersão no universo da cafeicultura capixaba ...

Projeto entrega novas barracas a feirantes de Vitória

Foto: Marcos Salles Entrega das novas barracas das Feiras Livre Os feirantes que ...

Como plantar mais café em espaço reduzido?

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, destacou que o jardim clonal superadensado ...

Parceria estratégica do Sistema OCB busca fortalecer cadeia de lácteos

Foto: Reprodução / Sistema OCB Unidade nacional se reuniu com Conselho dos Exportadores ...