Cooperativas capixabas beneficiaram mais de 90 mil pessoas com ações de responsabilidade social em 2023

Foto: Divulgação/Sistema OCB/ES

As iniciativas contemplaram pessoas de 98 municípios, no Espírito Santo e em outros estados

Em 2023, as cooperativas capixabas mostraram que o poder da cooperação é capaz de causar um impacto positivo na vida de milhares de pessoas. As ações de responsabilidade social no âmbito do Dia de Cooperar (Dia C) beneficiariam 93.435 pessoas no último ano. Esse número mais que dobrou em relação a 2022, quando 44 mil pessoas foram impactadas.

Anúncio

Ao todo, foram realizadas 198 ações, um crescimento de 24,5% em relação ao ano interior. Um destaque dentro dessas ações foi a intercooperação. Das 66 cooperativas do Espírito Santo que participaram da campanha do Dia C com algum tipo de iniciativa, 30 as realizaram por meio da intercooperação, ou seja, foram desenvolvidas com recursos humanos e financeiros de mais de uma cooperativa.

Anúncio

Essa tendência evidencia o fortalecimento do sexto princípio do cooperativismo, o da Intercooperação. Essa diretriz prevê que é por meio do trabalho em conjunto que as cooperativas dão mais força ao movimento e servem de forma mais eficaz não só aos seus cooperados, mas todas as comunidades em que estão inseridas.

E foi a união de muitas pessoas que fez com que as quase 200 iniciativas de cunho social fossem colocadas em prática. Somando todas as ações, constata-se que houve apoio de 4,8 mil voluntários. Esse público inclui dirigentes, colaboradores e cooperados das coops capixabas, bem como seus familiares, que doaram seu tempo cuidar do próximo.

Além de recursos humanos, as cooperativas capixabas também investiram financeiramente nas ações. Os recursos investidos somaram R$ 845.391,88. Com esse capital, as coops conseguiram contemplar 98 municípios, entre eles os situados no Espírito Santo e cidades de estados como Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. O número de cidades atendidas aumentou 81% em relação ao ano anterior. 

Carlos André Santos de Oliveira, diretor-executivo do Sistema OCB/ES, comemorou o crescimento das ações e lembrou do papel social das cooperativas. 

“Fico extremamente realizado ao tomar conhecimento do aumento do número de ações de responsabilidade social realizadas pelas cooperativas. Esse é um papel que elas devem cumprir. O cooperativismo é um modelo de negócio focado em fazer a diferença na vida das pessoas, e o Dia C é uma das formas de colocarmos esse diferencial em prática. Que possamos seguir nessa crescente”, ressaltou.

DIVERSIDADE DAS AÇÕES – A campanha de 2023 do Dia C contou com diversos tipos de iniciativas, da arrecadação de alimentos, agasalhos e itens de higiene pessoal à oferta de serviços, como orientação financeira e consultas médicas. 

Todas essas ações foram mapeadas no Portal do Dia C, uma página onde as cooperativas de todo Brasil podem registrar suas iniciativas de cunho social, fornecendo informações relevantes sobre cada uma delas.

Vale destacar que as iniciativas têm o compromisso com pautas importantes para o planeta e, por isso, são vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). São de 17 metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), dentre elas erradicação da pobreza; promoção da saúde e bem-estar; e redução das desigualdades.

Muitas das iniciativas realizadas pelas coops capixabas contemplaram mais de um ODS. Exemplo disso foram as duas celebrações do Dia de Cooperar que o Sistema OCB/ES realizou em parceria com algumas cooperativas capixabas nos municípios de Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim em julho de 2023.

O primeiro evento contou com um público de 2,5 mil pessoas. Já o segundo foi prestigiado por 1,5 mil pessoas. Nessas celebrações foram disponibilizados serviços de saúde, como vacinação e orientações médicas. No âmbito educativo foram oferecidos jogos cooperativos, contações de histórias, orientações de trânsito e dicas financeiras.

Fonte: Sistema OCB / ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação ...

ES+Café irá promover imersão no universo da cafeicultura capixaba

A Feira ES+Café irá promover uma verdadeira imersão no universo da cafeicultura capixaba ...

Projeto entrega novas barracas a feirantes de Vitória

Foto: Marcos Salles Entrega das novas barracas das Feiras Livre Os feirantes que ...

Como plantar mais café em espaço reduzido?

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, destacou que o jardim clonal superadensado ...

Parceria estratégica do Sistema OCB busca fortalecer cadeia de lácteos

Foto: Reprodução / Sistema OCB Unidade nacional se reuniu com Conselho dos Exportadores ...