Coopercitrus Expo 2022lança projeto para fomentar engajamento feminino no setor

A participação feminina como protagonista em empresas e propriedades rurais tem crescido continuamente no Brasil e atingiu, em 2019, a taxa de 54,5 %. Dados do Censo Agropecuário de 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que 19 % dos estabelecimentos rurais brasileiros são geridos por mulheres, o que equivale a cerca de um milhão de negócios. Essas produtoras, quando questionadas sobre sua atuação no campo, indicaram, na maioria, serem proprietárias (59,2%) e sentirem-se preparadas para o trabalho rural (55,5 %).

Sempre ao lado de suas cooperadas, incentivando-as nas melhores práticas de produção, a Coopercitrus lançará durante a Coopercitrus Expo 2022 o projeto ‘Mulheres do Campo – O Agro é Delas’, contando com programação especial para promover o relacionamento, a capacitação e fortalecimento de vínculos entre cooperadas e líderes femininas do agro. À frente do Departamento Financeiro da Coopercitrus, a diretora Simonia Sabadin foi eleita embaixadora do movimento.

O lançamento acontece no dia 26 de julho, com a palestra da engenheira agrônoma Vanessa Sabioni, sobre a influência feminina na transformação do agro. Filha e neta de produtores rurais, Sabioni sempre permeou o setor e atualmente é consultora, executiva em ESG e criadora da AgroMulher, a maior comunidade voltada para de capacitação, valorização e integração de mulheres do agro.

O evento também contará com o debate ‘Os desafios da mulher do campo’, com a participação de produtoras rurais e cooperadas da Coopercitrus. São elas: a pecuarista e Presidente da Câmara de Pecuária na Secretaria da Agricultura de SP, Chris Moraes; da cafeicultora Marisa Contreras; a produtora de de grãos, tomate e cana de açúcar, Maira Coscrato Lelis da Silva; da canavicultora Victória Donegá; e da diretora financeira da Coopercitrus e embaixadora do projeto, Simonia Sabadin.

Após a Coopercitrus Expo, o projeto ‘Mulheres do Campo’ terá uma programação permanente na Coopercitrus, com encontros periódicos a fim de fomentar o engajamento feminino no setor.

Coopercitrus Expo – De volta ao formato presencial, entre os dias 25 e 29 de julho, a Coopercitrus Expo 2022 estará pronta para receber a visita de mais de 20 mil produtores rurais. Instalada em mais de 30 mil m2 na Fundação Coopercitrus Credicitrus, às margens da Rodovia Brigadeiro Faria Lima, em Bebedouro, SP; a feira conta com a união de mais de 160 empresas líderes do agro, entre fornecedoras de tratores, máquinas, implementos e insumos agropecuários, além de tecnologias de agricultura de precisão – sempre com apoio das principais agências financeiras do país e com planos especiais da Coopercitrus Corretora de Seguros.

Últimas notícias

Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba chega à etapa de visita das propriedades

As visitas às 12 propriedades classificadas na 6ª edição do Concurso de Qualidade ...

Festival Aracruz Sabores começa nesta quinta-feira (11)

Foto: Arquivo Secom / Aracruz O evento vai reunir sabores, cerveja artesanal, vinhos, ...

Método simples e barato monitora qualidade da água em viveiros de tilápias

Photo: Gabriel Pupo Nogueira Cientistas utilizam bentônicos, organismos invertebrados indicadores de qualidade da ...

Produção de cacau volta a crescer no Brasil, após controle de vassoura-de-bruxa e outras doenças

Foto: Shutterstock Composition with cocoa pod and products on wooden background, top view ...

Setor de distribuição de insumos está apreensivo com os desafios deste ano

Foto: iStock “O setor de distribuição de insumos agrícolas, que comemorou um 2021 ...