Cooxupé inaugura unidade na cidade mineira de Patrocínio

A Cooxupé inaugurou, na manhã desta quarta-feira (03), o seu novo núcleo na cidade de Patrocínio, no cerrado mineiro. A cooperativa já está presente no município desde 2013, até então fornecendo atendimento aos cooperados por meio de uma unidade avançada.

A solenidade contou com famílias cooperadas e autoridades políticas e do setor cafeeiro como o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes; Ana Valentini, representando o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o presidente do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro; o diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Guilherme Ribeiro; o prefeito de Patrocínio, Deiró Moreira Marra; entre outras pessoas.

Anúncio

“A Cooxupé é a representação da agricultura familiar organizada. A cooperativa tem um papel fundamental em dar dignidade e respeitabilidade ao pequeno produtor. O café é um símbolo do sucesso do agro. Não só por ser uma grande commodity, mas por sua organização, que faz com que o setor seja respeitado no Brasil e no mundo todo”, destacou o Ministro da Agricultura, Marcos Montes.

Anúncio

Ainda na inauguração, o ministro, o diretor-presidente da Conab e o presidente da Cooxupé assinaram um Protocolo de Intenções. “Este documento é para que possamos compartilhar o uso de estrutura de armazenagem. Para, assim, aumentar a capacidade de armazenamento, estar presente junto aos cooperados, melhorando a logística para a distribuição e fazer com que essa cooperação seja cada vez mais virtuosa”, declarou o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

Patrocínio é considerado o maior munícipio produtor de café do Brasil. Com um investimento de mais de R$ 30 milhões, está instalado em uma área total de 120 mil metros quadrados, sendo mais de 15 mil metros quadrados de construção. A nova estrutura traz benefícios aos cooperados locais e da região com a presença de loja, auditório, armazém, bloco de apoio aos motoristas, centro de distribuição de insumos, balança, oficina, entre outros pontos ampliados.

“Iniciamos as atividades em Patrocínio no ano de 2013, quando recebíamos 82 mil sacas de café. Hoje temos um recebimento de mais de 200 mil sacas e um crescimento de quase 60% dos números de cooperados”, destacou o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

Ele ainda enfatizou a força do cooperativismo. “A cooperativa será sempre do tamanho que o cooperado desejar. No cooperativismo é assim: quanto mais o produtor associado participa da sua cooperativa, mais é possível viabilizar investimentos que retornam em serviços de qualidade para os nossos cooperados. Um patrimônio que é construído por meio da sua efetiva participação”, disse.

Também presente na inauguração, o prefeito da cidade, Deiró Moreira Marra, parabenizou a cooperativa pelos investimentos. “O Núcleo de Patrocínio foi um sonho, que hoje se realiza”, disse.

A Cooxupé está presente no cerrado mineiro desde 1990, quando inaugurou seu primeiro núcleo na cidade de Monte Carmelo. Desde então vem ampliando a área de ação nesta região que, atualmente, conta com 67 municípios vinculados a sete Unidades de Negócios da cooperativa entre núcleos, filiais e unidades avançadas.

Fonte: Phábrica de Ideias

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Nater Coop anuncia investimento de 8 milhões em novas estruturas de armazém de café no ES

Foto: Divulgação O volume de movimentação chegará a aproximadamente 75 mil sacas por ...

Agronegócio bate recorde de exportações em abril, com US$ 15,24 bilhões

O resultado correspondeu a 49,3% das exportações totais do Brasil Com valor recorde, ...

Sicoob inova experiência com cashback no Super App 

O Sicoob lançou a nova funcionalidade de cashback no Super App. Através do ...

Exportação de café em abril rende a maior receita da história registrada em um mês

Foto: Julio Huber O Brasil exportou 4,222 milhões de sacas de 60 kg ...

Socol pode se tornar patrimônio cultural no Espírito Santo

Foto: Gabriel Lordelo/Divulgação O socol, produto embutido exclusivo de Venda Nova do Imigrante, ...