Culinária raiz e de tradição do Espírito Santo ganha as telas em série documental

Foto: Divulgação

Texto: Getúlio Costa/Fundagres

Anúncio

A gastronomia caipira capixaba, rica em sabores e tradições, ganhará destaque em uma nova série documental apresentada pela renomada chef capixaba Angelita Gonzaga. Em parceria com a Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo (Fundagres Inovar), o projeto “CAIPIXABA” vai explorar e celebrar o processo de produção e culinária dos alimentos genuínos do Espírito Santo.

Anúncio

Nesta jornada, Angelita Gonzaga, especialista em culinária de raiz caipira e capixaba, conduzirá os espectadores por uma viagem única entre os sabores da terra e do mar. O projeto terá como protagonistas dessa primeira etapa o milho crioulo e o atum.

A região escolhida para as gravações é Itapemirim, que abriga agricultores familiares de milho criolo e pescadores profissionais e artesanais, pois é o segundo maior polo pesqueiro de atum do Brasil. Durante os dias 15 e 16 de fevereiro, Angelita irá mergulhar na rotina dos agricultores e pescadores locais, ouvindo histórias e experiências que permeiam a produção desses alimentos.

O ápice da série documental será a produção de um prato especial raiz caipira, por Angelita, em um formato de talk show, realizado às margens do estaleiro da Praia de Itaipava. O evento, voltado para a comunidade local e convidados, promete ser uma celebração da cultura, tradição e gastronomia do Espírito Santo.

A produção também será acompanhada pela fotógrafa Luna Garcia do Estúdio Gastronômico de São Paulo, especialista em fotografia culinária e food styling. Luna vai compartilhar sua expertise na produção de conteúdo para livros e revistas de gastronomia, elevando ainda mais a experiência sensorial deste evento.

Ensei Neto, consultor em Gestão Sensorial de Bebidas & Alimentos e crítico do Caderno de Gastronomia do Jornal do Estado de São Paulo, Paladar, também irá participar da gravação e contribuir no evento com sua vasta experiência em projetos de marketing e qualidade de bebidas e alimentos, como o café e o cacau. Com seu olhar apurado e sua paixão pela culinária e pelos produtos de alta qualidade, irá apoiar a iniciativa da chef Angelita e da Fundagres.

O projeto documental “CAIPIXABA” é parte do Projeto Rede Petrotec ES, executado pela Fundagres Inovar e pela Petrobras. Esse primeiro episódio conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itapemirim e da empresa Atum do Brasil. Essa iniciativa tem como objetivo promover a valorização dos produtos locais, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a economia regional.

O que é o Projeto Rede Petrotec?

O Projeto Rede Petrotec ES atua com equipes técnicas da Fundagres Inovar e parceiros que assessoram artesãos, pescadores e marisqueiras de Itapemirim e de outros municípios, como Marataízes, Anchieta, Linhares e Serra. Seus integrantes são incentivados a acessarem novos mercados, por meio da melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos e da sustentabilidade dos arranjos produtivos locais, o que culminou com a parceria no lançamento do projeto CAIPIXABA da chef capixaba Angelita Gonzaga.

Chef Angelita Gonzaga

Formada em Artes Plásticas, a capixaba nascida em Vitória adorava cozinhar para os amigos e uma de suas especialidades mais pedidas era o cozido de costela e mandioca, um clássico da cozinha caipira, mais conhecido como vaca atolada. Como sua casa começou a ficar pequena, tantos eram os fãs de seu tempero, ela resolveu encarar o dom para as panelas como um negócio.

Depois de mergulhar numa pesquisa sobre comida caipira, montou o restaurante Garimpos do Interior, na zona oeste de São Paulo. Em 2014, deixou esse restaurante com a sua marca e montou em 2015, em carreira solo, o Arimbá, na mesma região da cidade. Ali, em um espaço com clima de casa de fazenda, traz o melhor da comida caipira, campeira e tropeira.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Campeonato Brasileiro de Blends de Café será realizado no São Paulo Coffee Festival

Foto: Freepik A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) realizará a etapa ...

Equipes coletam dados para nova pesquisa da Conab da safra brasileira de grãos

Foto: iStock Farmer handful of harvested corn kernels from the heap loaded into ...

Comidas típicas da festa junina contam com 36% de impostos no preço final

Foto: Julio Huber A chegada das festas juninas costuma ser motivo de alegria ...

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...