Culinária raiz e de tradição do Espírito Santo ganha as telas em série documental

Foto: Divulgação

Texto: Getúlio Costa/Fundagres

Anúncio

A gastronomia caipira capixaba, rica em sabores e tradições, ganhará destaque em uma nova série documental apresentada pela renomada chef capixaba Angelita Gonzaga. Em parceria com a Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo (Fundagres Inovar), o projeto “CAIPIXABA” vai explorar e celebrar o processo de produção e culinária dos alimentos genuínos do Espírito Santo.

Anúncio

Nesta jornada, Angelita Gonzaga, especialista em culinária de raiz caipira e capixaba, conduzirá os espectadores por uma viagem única entre os sabores da terra e do mar. O projeto terá como protagonistas dessa primeira etapa o milho crioulo e o atum.

A região escolhida para as gravações é Itapemirim, que abriga agricultores familiares de milho criolo e pescadores profissionais e artesanais, pois é o segundo maior polo pesqueiro de atum do Brasil. Durante os dias 15 e 16 de fevereiro, Angelita irá mergulhar na rotina dos agricultores e pescadores locais, ouvindo histórias e experiências que permeiam a produção desses alimentos.

O ápice da série documental será a produção de um prato especial raiz caipira, por Angelita, em um formato de talk show, realizado às margens do estaleiro da Praia de Itaipava. O evento, voltado para a comunidade local e convidados, promete ser uma celebração da cultura, tradição e gastronomia do Espírito Santo.

A produção também será acompanhada pela fotógrafa Luna Garcia do Estúdio Gastronômico de São Paulo, especialista em fotografia culinária e food styling. Luna vai compartilhar sua expertise na produção de conteúdo para livros e revistas de gastronomia, elevando ainda mais a experiência sensorial deste evento.

Ensei Neto, consultor em Gestão Sensorial de Bebidas & Alimentos e crítico do Caderno de Gastronomia do Jornal do Estado de São Paulo, Paladar, também irá participar da gravação e contribuir no evento com sua vasta experiência em projetos de marketing e qualidade de bebidas e alimentos, como o café e o cacau. Com seu olhar apurado e sua paixão pela culinária e pelos produtos de alta qualidade, irá apoiar a iniciativa da chef Angelita e da Fundagres.

O projeto documental “CAIPIXABA” é parte do Projeto Rede Petrotec ES, executado pela Fundagres Inovar e pela Petrobras. Esse primeiro episódio conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itapemirim e da empresa Atum do Brasil. Essa iniciativa tem como objetivo promover a valorização dos produtos locais, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a economia regional.

O que é o Projeto Rede Petrotec?

O Projeto Rede Petrotec ES atua com equipes técnicas da Fundagres Inovar e parceiros que assessoram artesãos, pescadores e marisqueiras de Itapemirim e de outros municípios, como Marataízes, Anchieta, Linhares e Serra. Seus integrantes são incentivados a acessarem novos mercados, por meio da melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos e da sustentabilidade dos arranjos produtivos locais, o que culminou com a parceria no lançamento do projeto CAIPIXABA da chef capixaba Angelita Gonzaga.

Chef Angelita Gonzaga

Formada em Artes Plásticas, a capixaba nascida em Vitória adorava cozinhar para os amigos e uma de suas especialidades mais pedidas era o cozido de costela e mandioca, um clássico da cozinha caipira, mais conhecido como vaca atolada. Como sua casa começou a ficar pequena, tantos eram os fãs de seu tempero, ela resolveu encarar o dom para as panelas como um negócio.

Depois de mergulhar numa pesquisa sobre comida caipira, montou o restaurante Garimpos do Interior, na zona oeste de São Paulo. Em 2014, deixou esse restaurante com a sua marca e montou em 2015, em carreira solo, o Arimbá, na mesma região da cidade. Ali, em um espaço com clima de casa de fazenda, traz o melhor da comida caipira, campeira e tropeira.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Espírito Santo atinge marca inédita de 3,6 bilhões de dólares em exportações agrícolas

Foto: Freepik As exportações do agronegócio no Espírito Santo alcançaram um marco histórico ...

Agricultura familiar recebe 37% dos recursos da alimentação escolar no Espírito Santo

Técnicos que atuam na aquisição de produtos da alimentação escolar conhecem de perto ...

Setor de origem animal celebra 80 mil certificados com assinatura digital

Foto: Freepik Implementação do CSN começou em abril de 2024 com o objetivo ...

Mais R$ 4,8 bilhões foram destinados pelo BNDES para programas do Plano Safra 2024-25

Foto: Freepik O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibilizou, nesta ...

Café é o produto com maior aumento de preço em 2024 no Brasil

Foto: Julio Huber O consumidor brasileiro enfrentou um amargor extra no bolso com ...