Curso a distância ensina a montar sistema de aquaponia em residências

Um sistema integrado e sustentável, que combina a criação de peixes e o cultivo de vegetais em hidroponia (sem solo), com recirculação de água e aproveitamento de resíduos. Essa é a produção em aquaponia, que agora é tema de curso a distância na plataforma de ensino remoto e-Campo, a vitrine de capacitações on-line da Embrapa.

Denominado AquaResidencial, o curso foi publicado na última segunda-feira (26), e anunciado oficialmente pelo presidente Celso Moretti, na manhã desta quarta-feira (28), dentro das comemorações do aniversário de 48 anos da Embrapa.

Continua após o anúncio

As inscrições são gratuitas e estão abertas na plataforma e-Campo, neste link. O período de inscrição é contínuo e as vagas são limitadas.

Moldado para instalação do sistema em escala residencial, o curso tem como facilitador o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE) Paulo Carneiro, que vem aperfeiçoando e adaptando a tecnologia há quase dez anos. O foco é em pessoas interessadas em garantir a produção doméstica de peixes e vegetais, ocupando uma área de aproximadamente 10 metros quadrados.

Com carga horária de 16 horas, o curso é dividido em quatro módulos – Produção de peixes e vegetais em aquaponia; Descrição e montagem do Sistema AquaResidencial; Manejo do Sistema AquaResidencial e Aquaponia como ferramenta didática.

O participante vai aprender o passo a passo para a montagem e manejo de um sistema de aquaponia em canaletas em escala residencial, incluindo noções básicas sobre sistemas integrados de produção, produção de peixes, produção de hortaliças e qualidade da água.

A capacitação é 100% on-line e autoinstrucional. O participante pode iniciar seus estudos logo após a efetivação de sua inscrição, podendo realizar as atividades propostas nos dias e horários de sua preferência. Recomenda-se que o curso seja concluído em até 30 dias.

Fonte: Embrapa

Últimas notícias

Cadeia produtiva do café é homenageada na Assembleia Legislativa do ES

O jornalista, apresentador e diretor da Revista Negócio Rural, Bruno Faustino, foi um ...

Sementes de Palmeira Juçara serão lançadas por pilotos durante Voo Livre em Alfredo Chaves

Mais de 300 mil sementes de Palmeira Juçara foram doadas pelo Instituto Capixaba ...

Mapa registra mais 20 defensivos de controle biológico, incluindo produtos para uso na agricultura orgânica

Em 2022 já foram registrados 36 produtos de baixa toxicidade para o controle ...

Evento em Vitória destaca a importância da agricultura familiar capixaba

A agricultura familiar é uma das responsáveis por contribuir com os alimentos que ...

Avião caracterizado de abelha decola em homenagem aos maiores polinizadores do planeta

Piloto de aviões agrícolas há mais de 40 anos, José Paulo Garcia fez ...