Curso gratuito em agrofloresta trará fundamentos e caso real

A PRETATERRA, iniciativa que se dedica à disseminação de sistemas agroflorestais regenerativos, disponibilizará um curso completo, online e totalmente gratuito, para disseminar conhecimentos e práticas sobre agrofloresta regenerativa. O curso será realizado via videoconferência e tem vagas limitadas.

O conteúdo será dividido nos dias 10 e 24 de junho, sempre às 19h, contará com uma hora de apresentação e 30 minutos para perguntas e respostas. No dia 10, próxima quarta-feira, o tema será “Agrofloresta regenerativa: fundamentos para a transição”. A segunda parte ocorrerá no dia 24 de junho com o case “Agrofloresta na Amazônia: design, planejamento e implantação de um projeto real”.

Valter Ziantoni e Paula Costa fundaram o PRETATERRA e serão os palestrantes

O curso será ministrado pelos fundadores da PRETATERRA, Paula Costa e Valter Ziantoni, que somam juntos mais de 30 anos de experiência profissional. Nesse tempo, chefiaram o P&D da Fazenda da Toca, projetando e implementando os primeiros sistemas agroflorestais do empreendimento para produção de citrus em larga escala para exportação, além de estarem à frente de diversos projetos no Brasil e no mundo.

Ambos são engenheiros florestais, Ziantoni com especialização em Gerenciamento pela FGV e mestre em Agrofloresta pela Bangor University e Paula com especialização em Gerenciamento Ambiental pela ESALQ – USP e Bióloga pela UNESP, premiada em 2016 pela Sociedade Brasileira de Silvicultura.

Com mais de 35 mil seguidores nas redes sociais, a PRETATERRA tem uma demanda crescente de agricultores, produtores, investidores e até de entusiatas, por conhecimento e assessoria sobre o tema. “Apesar de os sistemas agroflorestais serem um modelo de agricultura antigo, os produtores ainda tem pouco acesso a experiências exitosas”, cita Valter.

“Por isso a missão da PRETATERRA é contribuir na disseminação dessa forma de agricultura, para que os proprietários de terra entendam que além de ser mais sustentável, é uma ótima oportunidade para ter mais lucro, com menos risco”, completa Paula. Para se inscrever, basta acessar: https://www.pretaterra.com/curso-agrofloresta-online-gratuito-pretaterra. 

A PRETATERRA é uma iniciativa que se dedica à disseminação de sistemas agroflorestais regenerativos, desenvolvendo designs replicáveis e elásticos, combinando dados científicos, informações empíricas e conhecimentos tradicionais com inovações tecnológicas, construindo um novo paradigma produtivo que seja sustentável, resiliente e duradouro. 

Na vanguarda da Agrofloresta, a PRETATERRA projetou, implementou e modelou economicamente o design agroflorestal que ganhou, em 2019, o primeiro lugar em Sustentabilidade do Prêmio Novo Agro, do Banco Santander e da ESALQ, com o case “Café dos Contos”, em Monte Sião (MG).

Em 2018, a PRETATERRA ganhou o primeiro lugar em negócios inovadores no concurso de startups no Hackatown e, em 2020, a PRETATERRA está entre os finalistas do Prêmio Latinoamerica Verde, de startups e projetos inovadores em sustentabilidade da América Latina.

Fonte: PretaTerra

Últimas notícias

Investimentos em infraestrutura e redução do custo Brasil será tema de evento

tcdb374 Transporte de cavaco na Ferrovia Norte Sul. Viagem de Palmas-TO a Anápolis-GO. ...

Busca por experiências seguras e ao ar livre impulsionam turismo rural

Foto: Sidney Dalvi Hoje (27) é celebrado o Dia Mundial do Turismo. A ...

Ações somam quase R$ 900 milhões contra desmatadores da Amazônia

A Advocacia-Geral da União (AGU), por meio da Força-Tarefa em Defesa da Amazônia, ...

Cooperativas da agricultura familiar terão espaço na Ceasa para comercialização

Membros da equipe de trabalho da Organização e Sindicato das Cooperativas Brasileiras do ...

Federação da Agricultura defende reforma tributária que não aumente impostos para produtor

A reforma tributária está em discussão no Congresso Nacional e a Federação da ...