Cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivos para mulheres

Registro de ação do projeto “Mulheres do Cacau” com produtoras rurais

As mulheres estão cada dia mais se capacitando, ocupando espaços e assumindo o protagonismo nas propriedades rurais. Como incentivo para elas, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está realizando os cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivamente para as mulheres. As capacitações são presenciais e acontecem entre os dias 18 e 26 de setembro, em Linhares. 

O curso de “Cultivo do cacau: plantio e condução da lavoura” faz parte do projeto “Mulheres do Cacau”, do Banco de Projetos da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). A capacitação tem o propósito de capacitar mulheres para a produção de amêndoas de qualidade. As vagas, no entanto, são restritas às participantes do projeto.

Continua após o anúncio

O conteúdo do curso conta com formação da muda de cacau; infraestrutura para a produção de mudas de viveiro; dados técnicos do viveiro; equipamentos e insumos necessários; propagação dos cacaueiros; mudas obtidas por meio da semente/estação; legislação, dados técnicos e regras culturais e controle de pragas. A parte prática do curso contempla técnicas inerentes à lavoura cacaueira; beneficiamento primário da produção; colheita, quebra, fermentação, secagem e armazenamento.

Como ação do projeto “Elas no Campo e na Pesca: empreendedorismo, liderança e autonomia”, o curso de “Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas” abordará a importância da prevenção de acidentes na operação de tratores; identificação dos diferentes tipos de motor e sistema do trator. A maior parte do curso será com aulas práticas de manutenção dos sistemas de ar do motor, de combustível, de arrefecimento, elétrico, de transmissão e freios; lubrificação do motor, hidráulico, eixo dianteiro, dos rodados, da tomada de potência, da lubrificação do trator; do implemento estrutura de proteção contra capotamento; e para operação do trator agrícola de forma segura.

A capacitação de tratorista acontece nos dias 18, 19, 20, 25 e 26, no Parque de Exposições de Linhares, das 8h às 17h. Já o curso de cultivo de cacau será realizado nos dias 20 e 21, no salão da Igreja Nossa Senhora da Penha, em Rio das Palmas, das 8h às 17h. 

A coordenadora dos projetos e extensionista do Incaper, Alessandra Maria, destacou que a realização dos cursos tem como objetivo promover a autonomia e a valorizar o trabalho da mulher rural.

“Os projetos do Incaper, realizado com as mulheres, são uma forma de corrigir uma discrepância de décadas. O homem sempre foi considerado o chefe do lar e da propriedade e era ele o convidado para os eventos, cursos e ações. As mulheres ficavam excluídas ou não se sentiam convidadas. Estamos mudando esse cenário com essas ações para as mulheres rurais e da pesca, com o propósito de aproximar as mulheres das tecnologias e ampliar o acesso delas às políticas públicas”, ressaltou Alessandra Maria.

As inscrições para o curso de tratorista podem ser feitas pelo telefone (27) 3264-2929. Confira as informações de data, horário e local sobre os cursos na agenda do site do Incaper.

Os cursos são realizados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), do Sindicato Rural de Linhares, Prefeitura de Linhares e Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).  

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Evento em Vitória destaca a importância da agricultura familiar capixaba

A agricultura familiar é uma das responsáveis por contribuir com os alimentos que ...

Avião caracterizado de abelha decola em homenagem aos maiores polinizadores do planeta

Piloto de aviões agrícolas há mais de 40 anos, José Paulo Garcia fez ...

Cobra aparece em pátio de prefeitura e é capturada pela Polícia Ambiental

Policiais do Batalhão de Policia Ambiental (BPMA), em Afonso Cláudio, foram acionados para ...

Até quando vai o frio?

De acordo com a Climatempo, a posição da massa de ar polar ainda ...

Exportações do agronegócio em abril alcançam recorde para o mês

As exportações do agronegócio brasileiro em abril totalizaram US$ 14,86 bilhões, valor recorde ...