Defesa sanitária das granjas garante a qualidade dos perus de Natal

Fotos: Giuliano Suzin

A vigilância ativa nas granjas de produção de perus também faz parte da rotina de atuação dos Fiscais Estaduais Agropecuários, assim como ocorre na produção de frango. O objetivo da atividade é atestar para os países compradores da carne de peru que a produção do Estado é livre da doença de Newcastle e da influenza aviária.

Anúncio

Os fiscais estaduais agropecuários atuam em todo o processo de produção, que começa pela certificação das matrizes e incubadoras e registro das granjas de peru. A categoria também é responsável pelas coletas de sangue e outros materiais para controle das enfermidades, pelo acompanhamento da sanidade dos perus e pelo atendimento de notificações de doenças com potencial de epidemias ou risco para a saúde pública.

Anúncio

Embora a carne de peru não faça parte do cardápio dos gaúchos, que não têm tradição de consumo no dia a dia, somente no Natal, a defesa sanitária das granjas comerciais é realizada pelos servidores de forma contínua ao longo do ano. No Rio Grande do Sul, a atividade envolve 184 propriedades – são 167 granjas comerciais de perus e 17 granjas de reprodução de perus.

A maior parte da produção de peru do Estado é exportada. Durante o ano, o consumo nacional de peru resume-se a embutidos, como peito de peru, blanquet, linguiça e salsicha de peru.

“Quando chegam as festas de fim de ano, o peru é a estrela da mesa, aquecendo o consumo interno da ave natalina”, explica o Fiscal Estadual Agropecuário Jeferson Barcelos Morais, conselheiro da Associação dos Fiscais Agropecuários do RS (Afagro).

O servidor explica que, para o consumo interno, os produtores selecionam lotes com tamanho ideal para o peru de Natal assado inteiro. Já para exportação, a comercialização é em cortes, com destaque para coxa, sobrecoxa e peito de peru. 

Fonte: AFAGRO

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Espírito Santo mapeia sabores únicos de seus queijos artesanais

Foto: Erica Frank Uliana/Seag A qualidade dos queijos artesanais do Espírito Santo está ...

Brasil exporta suínos reprodutores de elite via aérea para a Colômbia

Foto: Agroceres PIC Em 2023, país passou a importar animais do topo da ...

Espírito Santo atinge marca inédita de 3,6 bilhões de dólares em exportações agrícolas

Foto: Freepik As exportações do agronegócio no Espírito Santo alcançaram um marco histórico ...

Agricultura familiar recebe 37% dos recursos da alimentação escolar no Espírito Santo

Técnicos que atuam na aquisição de produtos da alimentação escolar conhecem de perto ...

Setor de origem animal celebra 80 mil certificados com assinatura digital

Foto: Freepik Implementação do CSN começou em abril de 2024 com o objetivo ...