Demanda por compra de alimentos on-line deve permanecer no pós-pandemia

Mais do que produzir alimentos de maneira eficiente é preciso colocá-lo na gôndola de maneira competitiva e rentável. O episódio “Caminhos do Agro SP” desta quarta-feira, dia 04, trouxe à tona um debate sobre os desafios da comercialização e de como os novos hábitos alimentares e mudanças de comportamento dos consumidores são fatores que influenciam toda a cadeia do agronegócio: do produtor ao varejo.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, destacou que é importante atentar-se às novas demandas do mercado, adaptar-se tanto em relação aos produtos ofertados como às novas plataformas de vendas. Para isso, o setor público tem atuado para desenvolver políticas inclusivas, principalmente aos pequenos e médios produtores.

“É muito importante que o consumidor saiba que, quando ele vai ao supermercado, a sua escolha influencia toda a cadeia produtiva. É preciso auxiliar os produtores para que essas novas exigências não sejam fatores de exclusão. Independente do elo, a modernização do agro é fundamental, assim como a sua integração”, reforçou.

A coordenadora da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, responsável pelo Abastecimento e Segurança Alimentar, Juliana Cardoso, antecipou que uma parceria com a Associação Paulista de Supermercados – APAS vem ao encontro do que se espera do setor público: ser um elo de fomento e estímulo aos diferentes atores da cadeia produtiva.

“Desenvolvemos uma plataforma para conectar oferta com a demanda. A ideia é que a APAS traga as necessidades dos mercados para que eles possam acessar por georreferenciamento os tipo de produtos categorizados de maneira simples e fazer uma cotação automática com os produtores ao seu redor. Um estímulo ao ‘compre local’”, explicou.

Ponto de ligação entre o produtor e o consumidor final, o varejo é o termômetro da postura do cliente. De acordo com o vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Carrefour Brasil, Stephane Engelhard, a pandemia fez acelerar o interesse do consumidor em obter informações sobre a qualidade e a origem dos alimentos. Além disso, as compras de perecíveis on-line, antes então novidade, é uma tendência que veio para ficar.

“Num período em que o delivery de comida aumentou cinco vezes constatamos também uma consolidação das vendas de alimentos on-line, que antes eram nulas. Lojas físicas e on-line atuam de forma integrada. Essa é uma tendência que não é passageira e é preciso democratizar alimentos de qualidade porque todos merecem o melhor”, apontou.

Se por um lado o supermercado ouve a demanda dos consumidores e precisa que o produtor desenvolva produtos de melhor qualidade, surge neste cenário o papel das cooperativas: um agente que vem como alternativa para auxiliar nas condições de comercialização, uma vez que conseguem acessar diferentes mercados e políticas públicas.

“Nosso quadro é composto por 90% de pequenos e médios produtores. A cooperativa consegue apoiar o produtor no recebimento, armazenagem e escoamento. Temos o papel de desembarcar a tecnologia no campo e entregar valor e isto só é possível se entregarmos valor, primeiro, a quem está produzindo. Devemos oferecer soluções integradas que retornam em resultados sustentáveis”, enfatizou Fernando Degobbi Sambonovich, diretor presidente da Coopercitrus, com sede em Bebedouro (SP) e que possui mais de 60 filiais e 35 mil agropecuaristas associados.

“Caminhos do Agro SP”

O projeto “Caminhos do Agro SP” é resultado de uma parceria entre InvestSP, Fundag, TV Cultura, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a iniciativa privada. Os episódios podem ser acompanhados nos canais do YouTube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento: https://www.youtube.com/agriculturasp e da TV Cultura: https://www.youtube.com/cultura

AGENDA CAMINHOS DO AGRO SP

  • 11 de novembro: Live Papel e Celulose
  • 18 de novembro: Episódio Consumo
  • 25 de novembro: Live Olericultura
  • 02 de dezembro: Episódio Exportação
  • 09 de dezembro: Live Soja
  • 16 de dezembro: Episódio Conectividade

Fonte: Attuale comunicação

Últimas notícias

Senar lança cursos gratuitos de drones e inseminação artificial. Inscreva-se!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou três cursos de curta duração, ...

Especialistas do Brasil e exterior debatem mercado halal

O fórum de negócios Global Halal Brazil ocorre na próxima semana e terá ...

Estados Unidos mudam regras para ingresso de cães procedentes do Brasil

Os animais que chegam de países classificados como de alto risco para raiva, ...

Entidades afirmam que caso das búfalas de Brotas foge à regra dos produtores

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) publicou ...

Cadeia produtiva do leite é destaque em novo Boletim da Agricultura Familiar da Conab

Já está disponível, no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a publicação ...