Depósito de farinha de trigo contrabandeada da Argentina é interditado

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Polícia Federal (PF) e a Receita Federal (RFB) apreenderam produtos irregulares e contrabandeados da Argentina. A ação ocorreu no município de Foz do Iguaçu (PR), na região próxima a aduana da Ponte Internacional Tancredo Neves, na última quarta-feira (06), após policiais federais localizarem um depósito irregular dos produtos.

Na propriedade onde se encontrava o depósito, foram apreendidas cerca de 24 toneladas de farinha de trigo de origem Argentina e sem anuência de importação. Também foi identificado no local uma residência anexa que da mesma forma estocava os produtos contrabandeados. O local foi interditado por apresentar condições higiênico-sanitárias precárias e armazenagem de produto ilegal.

Anúncio

Ainda durante a ação, foram identificados dois estabelecimentos que possuíam relação com as mercadorias contrabandeadas. Um dos locais é uma padaria, onde foram vistas marcas no muro que indicavam ter o abastecimento da farinha ilegal. O fato confirmado pelo proprietário que informou usar e conhecer a procedência da mesma.

Anúncio

Já o outro estabelecimento é um supermercado que foi fiscalizado por auditores fiscais federais agropecuários. Durante a vistoria, foram encontrados 300 quilos de carvão vegetal argentino, bem como 68 litros de vinho colonial com rotulagem em desacordo com normas e legislações vigentes, além de não possuir selo de certificação. No local também foi constatada a presença de pequena quantidade da farinha.

“Devemos lembrar que qualquer produto agropecuário introduzido ilegalmente no país possui risco, tanto a saúde pública quanto de entrada de doenças e pragas agrícolas, por não ser um produto com origem certificada e conhecida”, alerta o agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal, Rodrigo Batista, que atuou pelo programa Vigifronteira.

As três propriedades vistoriadas pertencem a membros da mesma família. Além dos produtos, foram apreendidos dois veículos utilizados no transporte dos produtos ilegais. O responsável pelo depósito foi preso em flagrante e os produtos e os veículos encaminhados para a sede da Receita Federal.

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

ES livre de febre aftosa sem vacinação: saiba os benefícios

Foto: Freepik O Espírito Santo está oficialmente livre da febre aftosa sem vacinação. ...

Lactalis distribui água em supermercados gaúchos

Foto: Carolina Jardine A Lactalis Brasil ganhou um novo apoio para distribuir água ...

Bahia dá início à colheita do algodão safra 2023/2024

Foto: Divulgação As máquinas em campo sinalizam o início da colheita do algodão ...

Família dá até mamadeira para cuidar de filhote de veado encontrado ferido

Foto e vídeo: Divulgação Texto: Julio Huber / Foto: Divulgação Um filhote de ...

Furtas e hortaliças sofrem aumento por conta das fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Foto: André Oliveira / MDS A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trouxe uma ...