Deputada pede que feiras sejam consideradas atividades essenciais no Espírito Santo

Julio Huber

Após o governo estadual anunciar uma quarentena de 14 dias para tentar conter o avanço da Covid-19 no Espírito Santo, a deputada estadual Janete de Sá, presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, encaminhou ontem (17), ao governo do Estado, um ofício solicitando a ampliação do decreto que estabelece as atividades essenciais no período da quarentena. A intenção da deputada é que as feiras ao ar livre sejam liberadas oficialmente.

O decreto publicado ontem na edição extra do Diário Oficial do Estado estabelece que o funcionamento ou a suspensão das feiras livres deverá ser definido pelos municípios. Entretanto, o decreto estadual não proíbe a realização de feiras no Espírito Santo.

“Vivemos o momento mais crítico da pandemia. Reconheço a importância da quarentena estabelecida em nosso Estado em função do agravamento do contágio e aumento de óbitos por conta da pandemia da Covid-19, com ameaça de colapso do sistema de saúde. As medidas adotadas pelo governador Renato Casagrande são necessárias e justificáveis para conter o avanço da doença”, enfatiza a deputada.

Entretanto ela reforça que o decreto que trata das restrições não deve ser algo estático no tempo, mas que seja flexível para posteriores correções de rumo. “Nesse sentido fiz o apelo, através de ofício, no sentido de atender aos agricultores familiares e a comunidade capixaba, uma vez que os alimentos comercializados são perecíveis, e a atividade é, na maioria dos casos, a única fonte de sustento dos pequenos agricultores”, declarou a deputada Janete.

Informações: Assessoria deputada Janete de Sá

Últimas notícias

Nova instrução normativa de bem-estar animal nas granjas brasileiras é tema de evento on-line

A nova instrução normativa (IN 113/2020) que visa as adequações de manejo e ...

Líbia prepara primeira exposição focada em cafés

Evento reunirá produtores, vendedores, representantes de marcas nacionais e regionais, além dos amantes ...

Jerônimo Monteiro realiza primeira Mostra de Café Especial

O município de Jerônimo Monteiro vai realizar a 1ª Mostra de Café Especial. ...

Tradição familiar no agronegócio em evidência na Praça do Papa

A tradição familiar marca o agronegócio capixaba, que, segundo dados do Governo do ...

Ação de fiscalização do Mapa apreende 173 mil litros de bebidas com indícios de fraude

Uma ação de fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) resultou ...