Deputada pede que feiras sejam consideradas atividades essenciais no Espírito Santo

Julio Huber

Após o governo estadual anunciar uma quarentena de 14 dias para tentar conter o avanço da Covid-19 no Espírito Santo, a deputada estadual Janete de Sá, presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, encaminhou ontem (17), ao governo do Estado, um ofício solicitando a ampliação do decreto que estabelece as atividades essenciais no período da quarentena. A intenção da deputada é que as feiras ao ar livre sejam liberadas oficialmente.

O decreto publicado ontem na edição extra do Diário Oficial do Estado estabelece que o funcionamento ou a suspensão das feiras livres deverá ser definido pelos municípios. Entretanto, o decreto estadual não proíbe a realização de feiras no Espírito Santo.

“Vivemos o momento mais crítico da pandemia. Reconheço a importância da quarentena estabelecida em nosso Estado em função do agravamento do contágio e aumento de óbitos por conta da pandemia da Covid-19, com ameaça de colapso do sistema de saúde. As medidas adotadas pelo governador Renato Casagrande são necessárias e justificáveis para conter o avanço da doença”, enfatiza a deputada.

Entretanto ela reforça que o decreto que trata das restrições não deve ser algo estático no tempo, mas que seja flexível para posteriores correções de rumo. “Nesse sentido fiz o apelo, através de ofício, no sentido de atender aos agricultores familiares e a comunidade capixaba, uma vez que os alimentos comercializados são perecíveis, e a atividade é, na maioria dos casos, a única fonte de sustento dos pequenos agricultores”, declarou a deputada Janete.

Informações: Assessoria deputada Janete de Sá

Últimas notícias

Lançamento da Ruraltures será nesta quinta-feira (07) em Venda Nova do Imigrante

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau promoverá, amanhã ...

Sistema Cantareira opera em estado de alerta

Os últimos dias acenderam um alerta para o nível dos reservatórios que abastecem ...

Jovens agricultores participam de curso sobre formação de lideranças

Um dos pilares da Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos Produtores e ...

Revista Negócio Rural vence prêmio de jornalismo de Pernambuco

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as ...

Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do ...