Deputada pede que feiras sejam consideradas atividades essenciais no Espírito Santo

Julio Huber

Após o governo estadual anunciar uma quarentena de 14 dias para tentar conter o avanço da Covid-19 no Espírito Santo, a deputada estadual Janete de Sá, presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, encaminhou ontem (17), ao governo do Estado, um ofício solicitando a ampliação do decreto que estabelece as atividades essenciais no período da quarentena. A intenção da deputada é que as feiras ao ar livre sejam liberadas oficialmente.

O decreto publicado ontem na edição extra do Diário Oficial do Estado estabelece que o funcionamento ou a suspensão das feiras livres deverá ser definido pelos municípios. Entretanto, o decreto estadual não proíbe a realização de feiras no Espírito Santo.

“Vivemos o momento mais crítico da pandemia. Reconheço a importância da quarentena estabelecida em nosso Estado em função do agravamento do contágio e aumento de óbitos por conta da pandemia da Covid-19, com ameaça de colapso do sistema de saúde. As medidas adotadas pelo governador Renato Casagrande são necessárias e justificáveis para conter o avanço da doença”, enfatiza a deputada.

Entretanto ela reforça que o decreto que trata das restrições não deve ser algo estático no tempo, mas que seja flexível para posteriores correções de rumo. “Nesse sentido fiz o apelo, através de ofício, no sentido de atender aos agricultores familiares e a comunidade capixaba, uma vez que os alimentos comercializados são perecíveis, e a atividade é, na maioria dos casos, a única fonte de sustento dos pequenos agricultores”, declarou a deputada Janete.

Informações: Assessoria deputada Janete de Sá

Últimas notícias

Tema da Semana Internacional do Café 2021 é “retomar, reencontrar, reconectar”

Depois de uma edição 100% digital histórica em 2020, a Semana Internacional do ...

Especialistas irão falar sobre a onda de títulos verdes no Brasil

A nova onda de títulos verdes que se espalha pelo setor do agro ...

Programa de treinamento para mulheres em café é lançado no Espírito Santo

Começou, na última terça-feira (19), o primeiro curso do Programa de Treinamento em ...

Aberta consulta pública para melhorias dos requisitos de identidade e qualidade do presunto

As alterações propostas são aplicáveis ao presunto produzido em estabelecimento com SIF, buscam ...