Deputados destacam qualidade do café no ES
Os bons resultados obtidos por cafeicultores capixabas na Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte, e divulgados na última sexta-feira (10) ganharam repercussão nos trabalhos em plenário nesta segunda-feira (13).
Os vencedores do Coffee of the Year 2023, tanto na versão arábica como conilon, foram, respectivamente, os produtores Deneval Miranda (Iúna/Caparaó) e Wagner Gomes Lopes (Alto Rio Novo/Região Noroeste).
Anúncio
Deneval aprimora técnicas na produção de cafés especiais no Sítio Cordilheiras do Caparaó; já Wagner Lopes mantém seu negócio em outro sítio, denominado Três Marias.
Anúncio
Foto: Lucas S. Costa
Com base política na região, o deputado Coronel Weliton (PTB) destacou que o prêmio conquistado por Deneval é motivo de orgulho para todo o Caparaó capixaba. “Ele (Deneval) produz, hoje, o melhor arábica do Brasil. Parabéns em especial à família Vieira, da comunidade Fazenda Alegria, em Iúna”, declarou o parlamentar.
O Espírito Santo levou, ainda, o terceiro lugar na categoria arábica, com o prêmio conquistado por Ana Paula Sperandio, do Sítio Condado da Montanha (Marechal Floriano). A quinta e a sétima posições no ranking dos dez premiados também são cafés capixabas.
QUATRO PRÊMIOS – A deputada Janete de Sá (PSB), integrante da Comissão de Agricultura, também abordou o tema e citou que, no caso do café conilon, dos cinco primeiros colocados, só o segundo lugar não era de origem capixaba.
“O primeiro lugar é de Alto Rio Novo, o produtor Wagner Lopes”, repercutiu, acrescentando que as posições de terceiro, quarto e quinto colocados foram conquistadas pelos produtores Pedro Demartine (Jerônimo Monteiro), Mauro Ribeiro (Alegre) e Aldair Batista Borges (Alto Rio Novo), respectivamente.
Conforme o portal do evento, a Semana Internacional do Café é considerada uma das maiores feiras do mundo e serve de encontro de profissionais do setor com o objetivo de conectar e gerar oportunidades na cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios.
Fonte: Ales
Anúncio
Anúncio