Deputados estaduais do Espírito Santo iniciam as atividades de 2024

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) deu início ao seu novo ano legislativo por meio da primeira sessão solene, que começou às 15h desta segunda-feira (05). Antes disso, 26 parlamentares se reuniram com o presidente, o deputado estadual Marcelo Santos, para o primeiro almoço mensal de 2024.
Durante a reunião, os deputados discutiram sobre os projetos em pauta e o andamento dos trabalhos. Eles ouviram do presidente que, novamente, conduzirá a casa com respeito a todos, mesmo que discordem, e espera a mesma postura dos colegas.
Anúncio
No começo da sessão solene, durante o discurso de abertura, o presidente Marcelo Santos reforçou seu compromisso em escolher aqueles que preencherão as vagas de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), tanto pela anuência das três vagas escolhidas pelo governo estadual, quanto pelas quatro vagas preenchidas por escolha da ALES.
“Vamos decidir isso internamente, pois compete apenas à Assembleia essa indicação”, informou o presidente Marcelo Santos, sobre as vagas de indicação da Assembleia. “Quero decidir isso neste mês”, completou.
Anúncio
Também foi explicado pelo presidente Marcelo Santos que, após 10 anos, a casa terá um concurso público, cujo edital será anunciado assim que os trâmites necessários estiverem concluídos.

“Somos a segunda Assembleia mais transparente do Brasil, o poder mais transparente do Estado e a primeira casa 100% digital no Brasil. E, depois de mais de dez anos, vamos ter concurso público para termos servidores preparados a entregar para os capixabas um serviço de cada vez mais qualidade”, informou Marcelo Santos.
A solenidade continuou com o presidente relembrando que neste ano a ALES completa 190 anos de fundação e que, com muito esforço dos parlamentares, diversos avanços foram conquistados nos últimos anos.
“Em 2024, vamos comemorar 190 anos de existência, reafirmando o papel do legislativo e sua importância na história do Espírito Santo”, prosseguiu o presidente. Outro ponto discursado foi um pedido do deputado acerca das eleições municipais que ocorrem neste ano.
“As eleições municipais são o alicerce da nossa democracia, pois são nas prefeituras e câmaras municipais que as políticas públicas mais impactam a vida cotidiana dos cidadãos. Façamos escolhas conscientes, valorizando aqueles comprometidos com a transparência, a responsabilidade fiscal e o bem-estar da comunidade. Neste cenário desafiador, é crucial que estejamos unidos em prol do desenvolvimento do Espírito Santo”, alertou o presidente.
Estiveram presentes na sessão solene o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, representando o governador Renato Casagrande; o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça, Samuel Meira Brasil; o conselheiro-presidente do Tribunal de Contas, Domingos Taufner; o capitão dos Portos do Estado, CMG Marcelo Rey de Lima; o defensor público-geral do Estado, Vinícius Chaves de Araújo; o comandante do 38° Batalhão de Infantaria, tenente-coronel Thiago Garcia Pereira; o comandante da EAMES, capitão de Fragata Joabe Berriel da Silva; o secretário chefe da Casa Civil, Davi Diniz; a presidente da FINDES, Cris Samorini; além de demais autoridades representantes das esferas pública e privada.
Fonte: ALES
Anúncio
Anúncio