Dia da água: Coopercitrus promove workshop sobre gestão de água na propriedade rural

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, promove, na terça-feira (22), das 9h30 às 11h30, workshop sobre gestão de água na propriedade rural, com transmissão ao vivo pelas redes sociais (Youtube, Facebook e Instagram). O assunto será abordado pelo pesquisador científico, mestre em Engenharia de Água e Solo pela Unicamp e doutor em Ciências Ambientais pela Unesp, Afonso Peche Filho, do IAC (Instituto Agronômico de Campinas).

A ação pretente fortalecer as políticas de sustentabilidade dentro das propriedades rurais, através da Fundação Coopercitrus Credicitrus em parceria com outras iniciativas, desenvolvendo o projeto Cooper Nascentes. O projeto tem como foco a preservação e recuperação de nascentes (minas d´água), contribuindo para o aumento da capacidade hídrica e disponibilidade de água nas propriedades rurais e comunidades do entorno, reduzindo riscos relacionados à escassez hídrica, à desertificação e à perda de biodiversidade.

Anúncio

A Fundação Coopercitrus Credicitrus oferece gratuitamente o planejamento e a consultoria aos produtores participantes, cabendo a eles disponibilizar mão de obra e materiais para as atividades necessárias à recuperação das minas. O processo de restauração inclui a retirada de detritos que entopem ou escondem a saída d’água. Assim, a vazão aumenta e deságua em corpos d’água, como represas, lagos ou córregos, para abaste­cer a propriedade rural e as cidades no entorno.

Anúncio

Em pouco mais de dois anos, foram recuperadas 220 nascentes, o que representa aproximadamente 3 milhões de litros de água a mais por dia em relação a vazão anterior a restauração. Para 2022, a Fundação pretende restaurar mais 170 nascentes.

Entre outras ações para incentivar o uso racional da água em propriedades rurais, a Coopercitrus oferece aos produtores assistência técnica para projetos de irrigação inteligentes. Todas as soluções contemplam as outorgas necessárias para implantação e incluem o acompanhamento dos sistemas para promover os melhores resultados.

A irrigação é alternativa eficiente para incrementar a produtividade nas lavouras. Com a utilização de equipamentos projetados adequadamente, os produtores rurais obtêm bom retorno do investimento e fazem uso racional da água, com a definição precisa do momento e da quantidade a ser aplicada. Os sistemas de irrigação por gotejamento se destacam pelo baixo custo de mão de obra e energia, pouca perda de água por evaporação e facilidade e eficiência na aplicação de fertilizantes. Com a irrigação por gotejamento a economia de água pode chegar a até 50%.

Outra alternativa é a irrigação por pivô central, em que uma estrutura suspensa gira para aguar a plantação. Graças aos controles existentes, a água ou a fertirrigação é disponibilizada na quantidade e no momento certos, o que reduz o consumo do recurso e a necessidade de mão de obra, com queda nos custos de produção. Cada projeto de irrigação por pivô leva em conta as especificidades da propriedade em que será instalado, de forma a assegurar a máxima eficiência.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Chuva retorna com força, encerrando período seco

Os próximos dias serão marcados por uma instabilidade significativa em boa parte do ...

Programa leva informação sobre prevenção do câncer de mama para mulheres rurais

Outubro marca o início de um movimento poderoso: o Outubro Rosa. Mais do ...

Gengibre capixaba chega à Europa com exportação direta para a Holanda

O Espírito Santo continua se destacando no comércio de gengibre, alcançando 40 países ...

Brasil tem motivos para celebrar o Dia Mundial do Algodão

Foto: Abapa/Divulgação Hoje (07) é celebrado o Dia Mundial do Algodão. A data ...

Live gratuita reúne especialistas para falar de controle biológico na cafeicultura

Foto: Divulgação Especialistas participarão de uma live gratuita, que terá como tema: “Controle ...