Dia da água: Coopercitrus promove workshop sobre gestão de água na propriedade rural

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, promove, na terça-feira (22), das 9h30 às 11h30, workshop sobre gestão de água na propriedade rural, com transmissão ao vivo pelas redes sociais (Youtube, Facebook e Instagram). O assunto será abordado pelo pesquisador científico, mestre em Engenharia de Água e Solo pela Unicamp e doutor em Ciências Ambientais pela Unesp, Afonso Peche Filho, do IAC (Instituto Agronômico de Campinas).

A ação pretente fortalecer as políticas de sustentabilidade dentro das propriedades rurais, através da Fundação Coopercitrus Credicitrus em parceria com outras iniciativas, desenvolvendo o projeto Cooper Nascentes. O projeto tem como foco a preservação e recuperação de nascentes (minas d´água), contribuindo para o aumento da capacidade hídrica e disponibilidade de água nas propriedades rurais e comunidades do entorno, reduzindo riscos relacionados à escassez hídrica, à desertificação e à perda de biodiversidade.

Anúncio

A Fundação Coopercitrus Credicitrus oferece gratuitamente o planejamento e a consultoria aos produtores participantes, cabendo a eles disponibilizar mão de obra e materiais para as atividades necessárias à recuperação das minas. O processo de restauração inclui a retirada de detritos que entopem ou escondem a saída d’água. Assim, a vazão aumenta e deságua em corpos d’água, como represas, lagos ou córregos, para abaste­cer a propriedade rural e as cidades no entorno.

Anúncio

Em pouco mais de dois anos, foram recuperadas 220 nascentes, o que representa aproximadamente 3 milhões de litros de água a mais por dia em relação a vazão anterior a restauração. Para 2022, a Fundação pretende restaurar mais 170 nascentes.

Entre outras ações para incentivar o uso racional da água em propriedades rurais, a Coopercitrus oferece aos produtores assistência técnica para projetos de irrigação inteligentes. Todas as soluções contemplam as outorgas necessárias para implantação e incluem o acompanhamento dos sistemas para promover os melhores resultados.

A irrigação é alternativa eficiente para incrementar a produtividade nas lavouras. Com a utilização de equipamentos projetados adequadamente, os produtores rurais obtêm bom retorno do investimento e fazem uso racional da água, com a definição precisa do momento e da quantidade a ser aplicada. Os sistemas de irrigação por gotejamento se destacam pelo baixo custo de mão de obra e energia, pouca perda de água por evaporação e facilidade e eficiência na aplicação de fertilizantes. Com a irrigação por gotejamento a economia de água pode chegar a até 50%.

Outra alternativa é a irrigação por pivô central, em que uma estrutura suspensa gira para aguar a plantação. Graças aos controles existentes, a água ou a fertirrigação é disponibilizada na quantidade e no momento certos, o que reduz o consumo do recurso e a necessidade de mão de obra, com queda nos custos de produção. Cada projeto de irrigação por pivô leva em conta as especificidades da propriedade em que será instalado, de forma a assegurar a máxima eficiência.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos

Já está tudo pronto para o Festival Santa Teresa Gourmet, que completa 10 ...

Dieta ajustada e suplementação potencializam desempenho dos cavalos em provas

Foto: Freepik Suplementação nutricional é complemento otimizador para performance O Brasil conta com tropa ...

Confira orientações para a colheita do café

Cafeicultor deve se planejar e estar atento à maturação dos frutos O mês ...

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

Foto: Freepik As capitais da Região Sul, do Sudeste e também Campo Grande, ...

Festival vai reunir gastronomia, cultura e música em Anchieta

Foto: Yuri Barichivich / Setur Já pensou em passar um final de semana curtindo praia, ...