Dia de Cooperar levará manhã de serviços gratuitos à população de Cachoeiro

No próximo sábado (8), Cachoeiro de Itapemirim vai celebrar o poder da cooperação e mostrar que atitudes simples movem o mundo. A cidade receberá uma manhã repleta de serviços gratuitos para a população e muita diversão para toda a família. O evento será realizado na Praça de Fátima, no bairro Guandu, das 8h ao meio-dia.

A atividade marca a comemoração do Dia de Cooperar 2023 no Espírito Santo, uma grande rede de solidariedade e voluntariado que é desenvolvida pelas cooperativas em todo o país. Ao longo da programação, os participantes terão acesso a uma série de informações e atendimentos em diversas áreas.

Anúncio

O público poderá contar com vacinação de gripe e Covid-19, orientação de saúde geral e bucal, aferição de pressão, altura e peso, atendimento com médico, nutricionista e psicólogo, técnicas de alongamento, vacinação antirrábica para cães e gatos e feira de adoção de animais.

Anúncio

Também estarão disponíveis serviços como corte de cabelo masculino e feminino, sobrancelha, massoterapia, atendimento do Sine, Cadastro Único (CadÚnico), Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) e Primeira Infância.

Haverá, ainda, informações de orientação e educação financeira. Além disso, o local contará com teatro, mágico, pula-pula, escorregador, picolé, pipoca, algodão-doce, cachorro-quente e refrigerante.

De acordo com Pedro Scarpi Melhorim, presidente do Sistema OCB/ES, instituição que realiza o evento junto com cooperativas parceiras, o intuito é promover uma manhã positiva para a população, valorizando o bem-estar e as pessoas. Segundo a liderança, essa postura faz parte do jeito cooperativista de atuar.

“Temos um princípio chamado Interesse pela Comunidade, que estimula as cooperativas a gerarem transformações nas localidades onde estão instaladas por meio de projetos de responsabilidade socioambiental. São atividades que elas desenvolvem todo o ano. A celebração serve para marcar essa postura”, explica.

Ainda segundo o presidente, a celebração não se limita à festividade, mas foca principalmente em levar ao público uma programação útil. “Queremos que o cooperativismo esteja cada vez mais próximo de quem precisa, fazendo o que ele sabe fazer de melhor, que é promover o desenvolvimento econômico ao mesmo tempo em que cuida do meio ambiente e promove o bem-estar das pessoas”, completou.

A realização do Dia de Cooperar 2023 em Cachoeiro de Itapemirim conta com a parceria das cooperativas Unimed Sul Capixaba, Usimed Sul, Uniodonto Espírito Santo, Sicoob Sul, Sicoob Credirochas, Sicredi Serrana, Selita, Cooteva e Serrana. A programação conta, ainda, com o apoio da Prefeitura Municipal da cidade, do Senac, do Sine e da WDS Telecom.

DIA DE COOPERAR – O Dia de Cooperar, ou Dia C, é um grande movimento de solidariedade e voluntariado desenvolvido pelas cooperativas em todo o Brasil. Criado em 2009 em Minas Gerais, ele ocorre no Espírito Santo desde 2014, e a cada ano o número de ações aumenta.

O objetivo é estimular as cooperativas a desenvolverem projetos perenes com foco socioambiental ao longo de todo o ano, contribuindo para o desenvolvimento social das localidades onde elas estão instaladas.

Somente em 2022, o Espírito Santo registrou 159 ações realizadas, envolvendo 60 cooperativas capixabas e quase 4 mil voluntários que se uniram com o intuito de ajudar quem mais precisa. Ao todo, foram 44 mil pessoas beneficiadas diretamente em 71 municípios (54 no Espírito Santo e 17 do Rio de Janeiro e Bahia, onde parte das cooperativas capixabas também atua).

Serviço:

Dia de Cooperar 2023 – celebração na região Sul

  • Data: 8 de julho (sábado)
  • Local: Praça de Fátima – Avenida Beira-Rio, 1, bairro Guandu – Cachoeiro de Itapemirim
  • Horário: das 8h ao meio-dia
  • Participação: gratuita

Fonte: OCB/ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Campeonato Brasileiro de Blends de Café será realizado no São Paulo Coffee Festival

Foto: Freepik A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) realizará a etapa ...

Equipes coletam dados para nova pesquisa da Conab da safra brasileira de grãos

Foto: iStock Farmer handful of harvested corn kernels from the heap loaded into ...

Comidas típicas da festa junina contam com 36% de impostos no preço final

Foto: Julio Huber A chegada das festas juninas costuma ser motivo de alegria ...

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...