Dia Internacional do Café: Brasil é o maior produtor e o segundo maior consumidor da bebida

Foto: Mosaico Imagem

No dia 1º de outubro é comemorado o Dia Internacional do Café. A data foi estabelecida em março de 2014, pela Organização Internacional do Café (OIC), e contou com o apoio de dezenas de associações ao redor do mundo ligadas ao setor cafeeiro, entre elas, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

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A ocasião visa unificar as celebrações ao redor do mundo, e possui a hashtag #InternationalCoffeeDay, utilizada todos os anos desde então. A comemoração promove o consumo de cafés certificados em todo o mundo e, ainda, chama a atenção para o trabalho dos cafeicultores.

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O café segue relevante para a economia brasileira, pois o país é o maior produtor do grão no mundo, e o segundo maior consumidor, atrás somente dos Estados Unidos. De acordo com pesquisa divulgada pela ABIC em abril de 2022, o consumo interno no Brasil aumentou em 2021. Os números revelam que, apesar da crise econômica gerada pela pandemia e outro fatores, que afetou diversos setores em 2021, a procura por café seguiu seu ritmo de crescimento: houve alta de 1,71% em relação ao mesmo período analisado no ano anterior. Foram produzidas 21,5 milhões de sacas entre novembro de 2020 e outubro de 2021, volume que representa 45,3% da safra do ano, de 47,7 milhões de sacas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O bom desempenho na mesa do consumidor teve impacto direto na indústria: as empresas associadas à ABIC registraram um crescimento de 2,77% no período. Atualmente, as indústrias associadas respondem por 72,9% da produção do café torrado em grão e/ou moído.

Querido pelos brasileiros

Para entender melhor a relação dos consumidores com o produto, a Associação realizou, em parceria com a SP Coffee Hub, a maior pesquisa sobre o consumo de café já feita no Brasil, que traz a visão de 5.460 apreciadores e apreciadoras de café sobre o produto, com mais de 180 mil respostas.

Foram identificados três tipos de consumidores: o público geral (83%), que consome café de modo rotineiro e não se aprofunda no assunto, os entusiastas (12%), que buscam produtos diferenciados e entendem um pouco mais do tema, e os especialistas (5%), que compram cafés especiais e possuem conhecimento técnico da área.

O que se destacou, em todos os públicos, foi o ato de tomar café como algo relacionado a sentimentos, como prazer. Para Ricardo Maruo, Head de pesquisas da Coffee Hub, os dados mostram que a bebida é sempre vista de modo positivo. “Descobrimos que o café é visto como uma situação, e nunca é uma situação ruim”, aponta.

Outro elemento destacado pela pesquisa foi o sentimento de prazer, sentido pelos consumidores, conforme explica Giuliana Bastos, pesquisadora da SP Coffee Hub. “Os apreciadores relatam que provar um ‘excelente café’ cria sensações prazerosas, marcadas por lembranças de bem-estar e felicidade, algo que traz satisfação e deve ser compartilhado com uma pessoa querida”.

ABIC assegura consumo de qualidade

Desde sua fundação, há 49 anos, a ABIC se preocupa em garantir que os consumidores brasileiros tenham acesso a cafés de qualidade nos supermercados e varejos. Por isso, ela desenvolveu o Programa de Qualidade do Café (PQC), que reorientou o setor quanto as categorias de qualidade. Através de exigentes e rigorosos testes, a ABIC classifica os cafés com uma nota de Qualidade Global (QG), numa escala de 0 a 10 pontos, dividindo-os em quatro categorias: Gourmet, Superior, Tradicional e Extraforte.

Fonte: Usina da Comunicação

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